1ª Mostra Marista de Iniciação Científica receberá 200 estudantes

Cerca de 200 estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, oriundos de 16 escolas, serão os protagonistas dos dois dias de programação da 1ª Mostra Marista de Iniciação Científica. O evento inédito, que ocorre nos dias 26 e 27/10, no prédio 40 da PUCRS, será palco para apresentação de trabalhos, troca de experiências e diferentes aprendizagens.

Estudantes já apresentam trabalhos científicos em suas escolas

A mostra reunirá os trabalhos elaborados pelos alunos dos Colégios da Rede Marista, que desenvolvem de forma sistemática projetos de pesquisa de iniciação científica a fim de complementar o processo de construção do conhecimento no âmbito pedagógico. Serão 54 grupos participantes a apresentar diversos temas emergentes atrelados à educação e às principais discussões da sociedade atualmente. É o caso da questão de gênero e sexualidade no currículo escolar, do atendimento das escolas a estudantes autistas, o trabalho da tolerância no ambiente escolar, a preocupação com o planeta e a inclusão na educação.

Esses e outros assuntos fazem parte da problematização proposta aos jovens no cotidiano escolar, a partir do enfoque das diferentes áreas do conhecimento dado pelos professores. Eles se apresentarão na tarde da quarta-feira (26) e na manhã de quinta-feira (27). Cabe aos professores a mediação dos momentos, com perguntas aos autores de cada projeto e a interação com os espectadores. Ao final, cada grupo recebe o feedeback pelo trabalho proposto.

Além da exposição dos trabalhos, os jovens também contarão com momentos de integração entre as escolas e imersões em laboratórios de pesquisa da PUCRS.

26/10 – das 14h às 18h30

14h– Cerimônia de abertura

15h30 – Início das apresentações dos grupos, em salas do 7º e 8º andar do prédio 40

18h– Encerramento do primeiro dia

27/10 – das 8h às 12h e das 14h às 15h30

8h às 9h30– Apresentações dos grupos

10h às 12h– Visita aos laboratórios de pesquisa da PUCRS

14h– Cerimônia de encerramento

Luise

Incrível, Eu fui e amei!!!!!!!