Educação Infantil

Quando as famílias confiam a nós a educação de seus filhos, assumimos um compromisso conjunto. Afinal, a proposta marista valoriza o cuidado e o desenvolvimento pedagógico do estudante.

Em especial, nesta fase, buscamos a formação integral da criança, contribuindo com a ação educativa da família e da comunidade. As atividades visam à socialização, à autonomia, à cooperação e à solidariedade, tudo isso em um clima saudável, em que as potencialidades são desenvolvidas com brincadeiras, trocas e vivências.

Adaptação e acolhida

Através da aproximação com as famílias, o Marista Aparecida desenvolve iniciativas para criar vínculos que estimulem a confiança da criança em permanecer no ambiente escolar. Respeitando o tempo de cada um, nesse período é oferecido um espaço na escola para que os pais acompanhem a adaptação da criança.

Formação do leitor

O estímulo à leitura começa desde a Educação Infantil e é trabalhado de forma a tornar-se um hábito agradável e desafiante. Momentos de hora do conto, brincadeiras com versos e rimas, visitas à Biblioteca Infantil, atividades semanais de hora do conto e projetos literários auxiliam na formação de leitores comprometidos.

Valorização do Brincar

Diariamente, os estudantes vivenciam momentos que estimulam a imaginação, a criatividade, a socialização e a autonomia. O objetivo das atividades, realizadas durante as aulas, é valorizar o brincar, pois trata-se de uma das primeiras formas que a criança tem de se relacionar com o mundo e de se expressar.

Família e escola

Em parceria com as famílias, o Colégio atua como mediador e colaborador na construção de conhecimentos, laços afetivos e valores humanos. Por isso, é constante o incentivo à participação dos pais nos encontros, palestras, reuniões, projetos pedagógicos, como a Multifeira, e eventos escolares, como o Piquenique da Família.