Anos Iniciais (1° ao 5° ano)

A primeira etapa do Ensino Fundamental traz consigo uma série de novas aprendizagens e desafios. A educação marista acompanha de perto esse processo fundamental para o fortalecimento dos vínculos em família, laços de solidariedade e do respeito mútuo.

É nessa fase da vida escolar que o estudante amplia seus valores, compreendendo sua função enquanto cidadão responsável pelo meio em que vive. Essa aprendizagem ocorre de forma lúdica e envolvente, visando ao domínio da leitura, da escrita, da lógica, do raciocínio e da pesquisa.

Formação do leitor

Além das leituras em sala de aula, as crianças possuem horários semanais de visita à Biblioteca e momentos de hora do conto. O colégio promove projetos literários em todos os seus níveis de ensino, os quais são uma oportunidade para os estudantes pesquisarem as obras de determinado poeta, realizarem dramatizações, releituras e declamações.

Hábitos de estudo

Desde cedo, o projeto Hábitos de Estudo auxilia o estudante a criar sua própria rotina de aprendizagem dentro e fora de sala de aula. A cada etapa, os professores e o Serviço de Orientação Educacional (SOE) desenvolvem ações, identificando estratégias para melhorar o desempenho escolar.

Oficinas Pedagógicas

Com o intuito de fortalecer o processo de aprendizagem dos estudantes, o colégio promove oficinas pedagógicas no turno inverso, respeitando o ritmo o de cada criança. As oficinas são divididas em dois perfis, um deles tem o objetivo de reforço escolar, trabalhando com estratégias pedagógicas diferenciadas, por habilidades e competências. Já a Oficina de Iniciação Científica, procura inserir os estudantes no mundo da pesquisa científica, estimulando a curiosidade e resolução de problemas e preparando-os para a Prática Interdisciplinar de Iniciação Científica, que acontece nos Anos Finais do Ensino Fundamental.

Robótica Educacional

O Colégio apostou no fortalecimento da tecnologia aliada ao aprendizado fechando uma parceria com as empresas Zoom e Lego e colocando em prática o programa Zoom – Educação Tecnológica como parte do currículo. Nele, os estudantes desenvolvem a criatividade e raciocínio lógico e aprendem a buscar soluções a partir de problemas reais. Já no 5º ano, os estudantes participam do Festival Marista de Robótica Educacional, na categoria Cidade Laboratório, onde são desenvolvidas pesquisas e tecnologias para solucionar os problemas de cunho social propostos pelo evento.

Anos Finais (6º a 8º ano)

Novos conhecimentos e desafios cada vez mais complexos fazem parte desta fase da vida escolar. Neste período do Ensino Fundamental, o foco é o comprometimento do estudante para assumir responsabilidades, visando a sua formação em todas as dimensões.

Com a compreensão do ambiente social e natural, o jovem encontra-se apto ao desenvolvimento da cidadania, com práticas que respeitam a vida em toda a sua diversidade.

Hábitos de estudo

O projeto Hábitos de Estudo auxilia o estudante a criar sua própria rotina de aprendizagem dentro e fora de sala de aula. A cada etapa, os professores e o Serviço de Orientação Educacional (SOE) desenvolvem ações, identificando estratégias para melhorar o desempenho escolar nas diversas áreas de conhecimento. As atividades incluem materiais de apoio com dicas e palestras.

Iniciação científica

Desde 2016, o Colégio promove a Iniciação Científica, iniciativa que busca fazer com que os estudantes olhem para o mundo e percebam problemas pertinentes a serem investigados, percorrendo toda a trajetória dessa investigação, desde a definição do método científico, da problemática até a confirmação ou não das hipóteses levantadas no início da pesquisa. Além disso, a prática desenvolve habilidades como o protagonismo, a iniciativa e a autonomia.

Projetos interdisciplinares

Os estudantes são estimulados a vivenciarem projetos por área do conhecimento explorando as diversas habilidades e conhecimentos de mundo que cada estudante traz consigo, aperfeiçoando os olhares e aproximando-os de assuntos e temas de forma criativa e prazerosa. Além disso, despertamos a conscientização para diversos temas como: empreendedorismo, educação ambiental, sustentabilidade, autoconhecimento, relações interpessoais, sexualidade e projetos de vida.

Robótica Educacional

Nessa oficina extraclasse, o Colégio proporciona iniciação à Robótica aliada ao trabalho em equipe. O objetivo é envolver os estudantes em atividades dinâmicas que desenvolvam o raciocínio lógico, a criatividade, a responsabilidade e a capacidade de solucionar situações-problema. O Colégio apostou no fortalecimento da tecnologia fechando uma parceria com as empresas Zoom e Lego e colocando em prática o programa Zoom – Educação Tecnológica como parte do currículo. Nele, os estudantes aprendem a buscar soluções a partir de problemas reais.

Além disso, é ofertado para os estudantes a Oficina de Robótica, espaço dedicado à curiosidade, raciocínio, trabalho em equipe e desenvolvimento de habilidades. O grupo da oficina tem a possibilidade de representar o colégio anualmente do Festival Marista de Robótica