Ensino Médio

O Ensino Médio marista, comprometido com a educação integral, desenvolve atividades que visam ao aprimoramento humano por meio da formação ética e espiritual, além da autonomia e compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos.

Relacionando teoria e prática em cada componente curricular, o estudante se qualifica para enfrentar os desafios futuros. Nesta fase, o jovem é motivado a construir seu projeto de vida e ampliar o exercício da cidadania.

Projeto de vida

A iniciativa proporciona aos estudantes momentos de reflexão sobre sua escolha profissional e formação da carreira. As atividades de incentivo às lideranças, palestras com profissionais de diversas áreas de atuação, Feira de Profissões, visitas às universidades, testes de orientação profissional, projeto Miniempresa, hábitos de estudo, dinâmicas de grupo para o autoconhecimento e formação de valores são espaços de aprendizado e formação integral.

Empreendedorismo

Fomentar o empreendedorismo e a inovação dentro da escola são alguns dos nossos diferenciais. Através de encontros com empresários, visitas a empresas, apresentação de cases locais e regionais e discussões acerca do tema, o colégio busca estimular os jovens a idealizar, coordenar e realizar projetos, com foco na inovação e sustentabilidade, tendo em vista a melhoria da nossa sociedade.

Hábitos de estudo

Dentro e fora de sala de aula, salientamos a importância do hábito e das formas de estudar. De etapa a etapa, o estudante recebe dicas para fazer com que o estudo seja uma rotina prazerosa. Essas ações são planejadas pelos professores e Serviço de Orientação Educacional (SOE). Com isso, buscamos sistematizar a rotina de estudos, identificando estratégias para melhorar o desempenho escolar dos estudantes nas diversas áreas de conhecimento.

Preparação para avaliações externas

A preparação dos estudantes para ingressar na universidade abrange materiais específicos, como o Enem Comentado, Todo Enem e o Caderno Marista para o Enem, além de palestras e simulados ao longo do ano letivo. Também são realizadas aulas intensivas por área de conhecimento. Assim, os jovens são incentivados a relacionar os saberes dos diferentes componentes curriculares, ampliando os horizontes para obter melhores resultados.

Iniciação científica

O Colégio promove a prática interdisciplinar de Iniciação Científica, iniciativa que busca fazer com que os estudantes olhem para o mundo e percebam problemas pertinentes a serem investigados, percorrendo toda a trajetória dessa investigação, desde a escolha do método científico utilizado para a confirmação ou não das hipóteses levantadas no início da pesquisa. Além disso, a prática desenvolve habilidades como o protagonismo, a iniciativa e a autonomia.