Prática de Iniciação Científica 2018 é lançada oficialmente

Durante essa semana, foi lançada oficialmente a Prática Interdisciplinar de Iniciação Científica (IC) junto aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental ao 2º ano do Ensino Médio. A partir de agora, os estudantes já podem se organizar em grupos de 3 a 5 integrantes e começar a desenvolver suas pesquisas, de acordo com suas curiosidades e áreas de interesse. Para 2018, a prática será realizada também com as turmas do 5º ano do Ensino Fundamental, que produzirão seus trabalhos e serão avaliados de acordo com a sua faixa etária e nível de ensino. 

Neste ano, o IC será realizado em um formato diferente e durará apenas 3 meses. A mostra acontecerá no dia 23 de junho, no colégio. O objetivo dos educadores ao reformular a atividade foi para que os estudantes focassem mais nos seus projetos e aproveitassem melhor o tempo. Além disso, com o tempo reduzido, a Iniciação Científica não ficará concomitante com outros grandes projetos do colégio, facilitando o envolvimento e aprendizagem dos jovens.

Outra mudança nesse ano é nos orientadores. Foram determinados de 2 a 4 orientadores por turma, que poderão compartilhar a orientação dos grupos entre si. A ideia é que os educadores escolhidos fiquem responsáveis apenas por aqueles grupos da turma e possam dar um suporte maior aos estudantes. Para esse ano, a Rede Marista organizou um documento sobre a prática de Iniciação Científica destinado aos educadores de todos os colégios da Rede. Esse material traz subsídeos para os orientadores que ajudarão a qualificar seu trabalho.

O formato do IC é organizado para que os estudantes produzam um banner apresentando toda a trajetória da sua pesquisa e seus resultados no final do processo. Esse banner é apresentado aos avaliadores durante a Mostra de Iniciação Científica. Nesse ano, as turmas de Ensino Médio terão mais um desafio. Além do banner, eles deverão produzir um artigo científico até o final da prática, complementando as informações do banner e qualificando seu aprendizado.  

Comentários (0)

Entre na discussão.

captcha

Mensagens sem e-mail válido ou com expressões ofensivas serão excluídas.