Estudantes participam do Sistema Marista de Avaliação, Sima

Entre os dias 28/8 e 1º/9, estudantes maristas de 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e de 3º ano do Ensino Médio participam do Sistema Marista de Avaliação (Sima), exame desenvolvido pelo Instituto de Avaliação e Desenvolvimento Educacional (Inade). Durante a semana, as turmas irão responder a provas de quatro áreas do conhecimento (Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza).

No último dia, 1º/9, os estudantes respondem um questionário sobre o perfil sociocultural e a sua percepção sobre indicadores que impactam sua aprendizagem. A finalidade é obter indicadores de qualidade da sala de aula e do ambiente educativo de casa.

Em cada dia, os estudantes respondiam as provas de uma determinada área do conhecimento

Para as famílias

Foi enviado às famílias um questionário para coletar dados relativos ao contexto familiar dos estudantes e a percepção da família sobre alguns processos educativos do Colégio. Nele está apenas identificado o ano que o filho (a) cursa, portanto, não há necessidade de se identificar, já que essa avaliação pretende avaliar características de grupos e não individuais.

O questionário contém itens importantes em relação aos processos de ensino e de aprendizagem e explica passo a passo como a família deve respondê-lo. Caso a famílias tenha mais de um filho estudando nas turmas em que é aplicado o Sima, pedimos que os pais/responsáveis respondam um questionário para cada filho. Embora o documento seja o mesmo, as respostas podem ser diferentes de acordo com o nível de escolaridade de cada filho.

Sobre o Sima

O Sistema Marista de Avaliação (Sima) tem foco na qualidade da aprendizagem dos estudantes, avaliando as habilidades e competências desenvolvidas no ensino dos componentes curriculares. Além disso, mede a aprendizagem dos estudantes em uma escala de proficiência com interpretação pedagógica dos resultados e avalia a eficácia dos processos educativos por meio de indicadores de qualidade do contexto escolar.

A avaliação contempla, ainda, as lideranças dos Colégios e professores, disponibilizando informações sobre aspectos que influenciam o contexto da escola e que contribuem para a melhoria constante.