Ensino Fundamental

Anos Iniciais - 1° ao 5° ano 

Aprender por inteiro é ser cidadão e enfrentar desafios

É aqui que o estudante aprofunda a construção de seus valores, compreendendo seu papel enquanto cidadão. É o momento de aprofundar a leitura, a escrita, o raciocínio e a pesquisa. Acompanhamos de perto esse processo, fortalecendo também os vínculos em família, os laços de solidariedade e o respeito mútuo.

Currículo Aberto

Os estudantes são convidados a participar de atividades que incentivam a criação, a investigação, a experimentação e a construção de conhecimentos. Tudo isso ocorre a partir de problematizações, debate de ideias e trabalhos em grupo. Assim, constroem múltiplas linguagens, aprimorando seus aprendizados, seus valores e suas identidades.

Hábitos de Estudo

Desenvolvemos estratégias presentes em sala de aula, materiais auxiliares, oficinas específicas e orientações aos educadores e às famílias, que auxiliam os estudantes em suas rotinas e na organização escolar. Há também o Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP), que acompanha o desenvolvimento dos estudantes desde o 1º ano EF no processo de aprendizagem dentro e fora da sala de aula.

Rotina Plural

No Ensino Fundamental, a aprendizagem deve ocorrer de forma envolvente, visando ao domínio da leitura, da escrita, da lógica, do raciocínio, da pesquisa e do entendimento de mundo. Por isso, promovemos saídas de estudos, pesquisas científicas, leituras, aulas especializadas, entre outras atividades que potencializam todos esses conhecimentos.

Tecnologias Educacionais

A tecnologia está incorporada aos projetos pedagógicos. Desse modo, os estudantes participam de momentos de aprendizado com acesso a diversos recursos. As salas equipadas com lousas digitais interativas e o Laboratório de Tecnologias Educacionais também contribuem para a construção de novos conhecimentos e o desenvolvimento de diferentes habilidades e competências.

 

Anos Finais - 6º ao 9º ano

Os desafios se acentuam nesse período da vida escolar. Por isso, além de oferecer um currículo adequado, a educação marista também incentiva o estudante a assumir seu protagonismo, visando a sua formação em todas as dimensões. Dessa forma o jovem se torna apto e preparado para planejar seu futuro.

Autonomia e Protagonismo

Contemplando um currículo interdisciplinar, os projetos e os trabalhos envolvem as quatro áreas do conhecimento (Linguagens, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Matemática). Assim, os estudantes têm a oportunidade de relacionar os saberes. Também promovemos saídas de campo e viagens que ampliam a bagagem cultural.

Cultura e Conhecimento

Incentivamos o estudante a conciliar os compromissos escolares com as atividades extraclasse e os momentos de lazer. Especialistas e orientadores educacionais realizam trabalhos que ajudam a mapear e organizar a rotina de aprendizagem, administrar o tempo, escolher recursos informativos e adotar estratégias de estudo.

Desenvolvimento Científico

A pesquisa científica está presente em todos os níveis de ensino e, a partir dela, as teorias se transformam em experiências que aproximam curiosidades do cotidiano com os conteúdos de diversas áreas do conhecimento. Os estudantes utilizam diferentes espaços, dentro e fora do Colégio, para atividades práticas e trabalhos científicos, desenvolvendo a capacidade investigativa e analítica.

Projetos Interdisciplinares

Respeitando o tempo de cada estudante e seu jeito de aprender dentro e fora da sala de aula, realizamos encontros de formação e acompanhamento individualizado. Também ocorrem oficinas focadas na construção de uma rotina organizada de estudos e o Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP), que acompanha o desenvolvimento dos estudantes dentro e fora da sala.