Projeto Rumo ao Ensino Médio promove oficinas com 9º ano EF

Para preparar os jovens para o início de um novo ciclo escolar, o Marista Assunção desenvolve com as turmas da 9ª ano do Ensino Fundamental o Rumo ao Ensino Médio. Com atividades preparadas pela equipe do Serviço de Orientação Educacional, Pastoral Escolar e Coordenação Pedagógica o projeto contempla bate-papo com estudantes e professores, reunião com pais e dinâmicas de integração.

Trabalho em equipe, superação de limites e cooperação foram algumas das habilidades trabalhadas na visita ao Sítio Palavra da Vida, o PV Aventura. Durante todo o dia, o grupo participou de atividades em contato com a natureza fortalecendo os laços de amizade criados no ambiente escolar.

Estudantes no PV Aventura

Outra atividade que também integra o projeto é o encontro com estudantes finalistas do Colégio. Um grupo do 3º ano EM conta para os colegas do 9º ano EF quais foram as principais mudanças, experiências e dificuldades que encontraram no Ensino Médio. “Esta conversa é muito legal porque ficamos tão nervosos com tantas mudanças. Muda horários, muda quantidades de matérias, muda conteúdo, vestibular chegando, cobranças, e aí neste encontro com eles parece que tudo vai ficar bem, que tudo acontece naturalmente. Ficamos bem mais tranquilos e motivados para começar o Ensino Médio”, relata a estudantes Maria Eduarda Endres, do 9º ano EF.

Esta preocupação do Colégio, em promover a partilha das vivências dos estudantes veteranos para ajudar na adaptação dos novos foi fundamental pra mim, que bom que também posso ajudar agora”, finaliza Jade Chemale, do 3º ano EM.

Ainda em outubro, ocorre uma formação específica com as turmas de 9º ano EF sobre Projeto de Vida. A celebração de conclusão do Ensino Fundamental será no dia 9/11, na Caju.