Inaugura Biblioteca Ir. José Bernardi

Nome oficial da Biblioteca será uma homenagem ao Ir. Bernardi

Confira as fotos da cerimônia de inauguração

No dia 15 de agosto, dentre as comemorações do Dia do Marista, o Colégio Marista Assunção celebrou uma atividade muito especial: a inauguração da Biblioteca da Escola, que passa a se chamar Biblioteca Ir. José Bernardi. O nome, escolhido em votação pelo grupo de educadores, é uma homenagem ao Irmão que, por duas vezes, foi diretor da Escola. A inauguração aconteceu às 13h15min, no novo espaço da Biblioteca (1º piso – antiga secretaria da Escola).

No marco dos 44 anos e com um acervo de, aproximadamente, 10 mil volumes, a Biblioteca do Colégio Marista tem muito a comemorar no ano de 2007. Com sistema de cadastro e empréstimo informatizado, busca virtual através do site e contando com uma ampla diversidade de livros destinados a empréstimo e pesquisa aos alunos, pais e professores, o espaço foi totalmente reformulado para facilitar o acesso, passando do 3º para o 1º piso, onde funcionava a Secretaria da Escola.

No novo ambiente, o público encontrará espaço para leitura e estudo, sistema de pesquisa com dois computadores conectados à Internet e cantinho para leitura infantil decorado com tapetes, almofadas, mesinhas e cadeiras. Segundo a diretora da Escola, Clarice Gomes, o hábito da leitura deve ser criado desde os primeiros anos de vida é de fundamental importância que família e Escola dêem suas contribuições, sensibilizando e motivando para a formação de bons leitores.

“O que é bem trabalhado na infância, fica para toda a vida. E foi pensando nessas questões que facilitamos ainda mais o acesso a este importante espaço, que é a biblioteca. Assim, desenvolvemos com qualidade a cultura de termos muitos leitores” disse a diretora. E conclui: “A proximidade da Biblioteca irá facilitar a percepção do quanto a leitura é essencial para todos nós”.

O homenageado
Irmão José Bernardi nasceu na cidade de Passo Fundo no dia 12 de março de 1924. Ingressou no Juvenato em 28 de janeiro de 1924 e no Noviciado em 22 de janeiro de 1942. Fez votos perpétuos no ano de 1948, em Porto Alegre. Foi professor e diretor de vários colégios maristas, entre eles o Marista Assunção, por duas vezes, de 1968 a 1969 e de 1976 a 1981. Conhecido das crianças pelas cantigas embaladas ao som de sua gaita, Ir. Bernardi reside, atualmente, em Viamão e é animador do Movimento Champagnat da Família Marista – MChFM.

Acervo da Biblioteca
No primeiro semestre de 2007, o Colégio Marista Assunção fez um investimento de 17 mil reais para aquisição de novos volumes, que começam a chegar às prateleiras da Biblioteca na semana de inauguração. A cota contemplou livros de acordo com as necessidades atuais da Escola, como as leituras obrigatórias de literatura, paradidáticos, livros de pesquisa e literatura infantil.

O acervo atual conta com obras de literatura infantil, infanto-juvenil, juvenil, coleções, materiais de referência e exemplares dos principais veículos de comunicação locais e nacionais. Alguns dos destaques são a Enciclopédia e o Atlas Barsa, Enciclopédia Mirador Internacional, Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, títulos de História Geral da Arte, a Bíblia Sagrada (ilustrada) e alguns locais, como o Atlas Ambiental de Porto Alegre e Os sete povos das missões.

Outras fontes de consulta que integram o acervo são os jornais Zero Hora, Correio do Povo e o O Sul, que chegam diariamente à Escola, e as revistas Veja, National Geographic, Educação em Revista, Gestão, Mestre, Ciência Hoje, Revista do Professor e as infantis, Recreio, Nosso Amiguinho, Ciência Hoje para crianças e Turma da Mônica. Além disso, materiais de leis - como a Constituição, Direito Constitucional, Direitos Humanos e Legislação – e de Medicina e Saúde enriquecem o acervo.

Um diferencial na Biblioteca do Marista Assunção são livros específicos para o Ensino Superior. São obras voltadas ao exercício de Informática, Administração de Empresas, Gerenciamento, Pegadogia, Psicologia e Sociologia. É uma boa alternativa para alunos do Ensino Médio que queiram saber um pouco mais sobre a futura profissão ou até mesmo os pais que desejam se aprofundar teoricamente no trabalho.

Sistemática de funcionamento e empréstimo de livros
O cadastro informatizado possibilita ao aluno a retirada de livros através da informação do nome e turma. Os pais podem usufruir dos serviços da Biblioteca retirando livros no nome do filho, desde que respeite o número máximo de dois volumes por semana. Após a data programada para entrega, o valor da multa é de R$ 0,50 por dia.

A consulta ao acervo pode ser feita online no site da Escola (no link Aluno > Biblioteca). Lá, o usuário pode optar por pesquisa simples, assistida ou avançada e pode ter acesso à lista de aquisições e ao histórico de pesquisa. O horário de funcionamento da Biblioteca é de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 12h30min e das 13h às 17h20min.