Comprometimento marca reencontro da PJM

O dia 16/3 marcou o reencontro dos estudantes do Marista Assunção que fazem parte da Pastoral Juvenil Marista. Os estudantes estiveram envolvidos desde a organização do encontro, até a condução das atividades, sempre acompanhados da equipe de Pastoral Escolar do Colégio. Em uma tarde que teve sol, chuva e muita cor, eles puderam refletir sobre o papel de cada um no grupo, pensar em contribuições para uma sociedade mais justa e amorosa, além de resgatarem o compromisso como protagonistas de mudanças positivas.

A tarde começou com a ida até a Casa Marista da Juventude, local escolhido para o momento e que já faz parte do Universo da PJM. Lá, os participantes, foram divididos em grupos por cores, vermelho, azul, amarelo, verde e roxo, para uma caça ao tesouro. Os estudantes encontravam palavras, que a partir da mediação dos animadores, serviam para reflexão e debate sobre o significado da presença de cada um, com a sua individualidade, na PJM.

Encontro na Caju marcou o retorno da PJM - Marista Assunção

“O objetivo era que os jovens conseguissem se enxergar como integrantes particulares e complementares no grande grupo e não apenas como mais um componente” explica o assessor Kassius Kirsten. Após concluírem a atividade, todos se reencontraram para unir as palavras encontradas. Para surpresa, formou-se a frase escolhida como lema para 2017:  Você não é apenas uma peça a mais, intervenha!

A partir deste lema, os estudantes também precisaram pensar em um produto final relacionado ao tema da intervenção social e ao papel de cada um na construção da civilização do amor. A proposta era, como eles, integrantes da PJM e cidadãs conscientes de suas responsabilidades no mundo, podiam propor ações com impacto social positivo. Campanha de arrecadação de roupas para o inverno até distribuição de abraços, foram as propostas pensadas pelos jovens e que serão visibilizadas ao longo do ano.

Aproximadamente 60 jovens estavam envolvidos na atividade

Após a partilha das boas ações pensadas, o grupo conversou sobre os combinados para o ano e a organização dos próximos encontros. Um lanche compartilhado e a festa das tintas marcou o encerramento.

Confira alguns momentos do encontro.