Ecologia é tema de encontro de formação

Na última semana começaram a ser realizados os Encontros de Formação com as turmas de 1º a 5º ano EF. Estas são atividades, propostas pela equipe de Pastoral Escolar em parceria com o Serviço de Orientação Educacional com o objetivo de contribuir para a formação integral dos estudantes em espaços que ultrapassem a sala de aula e o próprio Colégio. Os encontros acontecem durante o período de aula, na Casa Marista da Juventude, a Caju.

Nos dois primeiros encontros, os estudantes do 5º ano EF trabalharam como tema central a consciência ambiental. A proposta era aproximar as turmas da natureza para despertar uma motivação sobre o assunto. O início das atividades procurou integrar os colegas com danças, músicas e brincadeiras. Logo após, eles assistiram um filme que abordou os principais biomas brasileiros e a importância da preservação.

Estudantes na Caju

Para vivenciar a natureza, explorando os cinco sentidos humanos, as turmas foram levadas para uma trilha guiada. Começando pela audição e passando por tato, olfato e visão, os alunos puderam perceber suas relações com a natureza que os cercava e, ainda, notar elementos que normalmente não são percebíveis. Para fechar a reflexão sobre vida e harmonia com a natureza, o grupo leu a carta conhecida do Cacique Seattle ao presidente norte-americano Franklin Pierce, de 1854, que traz um relato da relação dos povos tribais com a natureza. O uso do paladar ficou por conta de um lanche partilhado.

De volta ao Colégio, os estudantes iniciaram a plantação de flores no canteiro do Parque Infantil, no qual agora são responsáveis e cuidadores.

Canteiros do Parque Infatil receberam flores das turmas do 5º ano EF

Veja mais fotos da atividade com os 5º anos EF.