Jovens da PJM recebem familiares

No sábado, dia 19/5, os estudantes que fazem parte dos grupos da Pastoral Juvenil Marista do Colégio receberam convidados especiais. Seus familiares participaram de um momento de integração cheio de partilha de vida.
 
Além de reforçar combinados entre os integrantes e contextualizar com as famílias as atividades desenvolvidas pela PJM, o encontro teve o objetivo de transmitir um pouco das vivências, da espiritualidade e da metodologia dos grupos. O momento foi preparado e conduzido pelos animadores da PJM, jovens que são as referências dos grupos do Marista Assunção.
 
Após a colhida inicial, realizada pela equipe de Pastoral Escolar do Colégio, os estudantes conduziram um momento de relaxamento, significado com uma oração inicial. Em seguida, as famílias se apresentaram de uma forma especial. Além do nome, cada presente deveria expor uma habilidade pessoal, algo que sabiam fazer muito bem, mas não necessariamente ligado à sua profissão. Está apresentação, foi o ponto de partida para a reflexão sobre como observamos e valorizamos nossos talentos.
 
Jovens da PJM receberam seus familiares
 
Na sequência, os familiares receberam cartas com características pessoas escritas pelos integrantes da PJM. Sem saber de quem eram, eles foram convidados a refletirem sobre cada descrição e, se alguma delas despertasse identificação. Os familiares presentes se identificaram imediatamente e, após a revelação, todos estavam bem emocionados ao perceberem que não eram tão diferentes de seus filhos, netos, irmãos e sobrinhos.
 
Depois, as famílias desenharam os integrantes da PJM. Feito o desenho, foram entregues balões em que foram colocados os desenhos. Com os balões cheios, os animadores conduziram uma brincadeira: foi contada em forma de frases, etapas da vida de um jovem desde a primeira vez que anda de ônibus, até o dia em que sai de casa para se constituir sua própria família. A cada etapa, as famílias precisavam manter o balão no ar, acompanhando de perto para que ele não chegasse ao chão. A reflexão proposta foi representar que mesmo que a vida siga seguindo seu curso e leve nossas crianças e jovens para um pouco mais longe, a família será sempre importante e uma fortaleza. 
 
Ao final, todos compartilharam seus sentimentos sobre a manhã na tradicional roda da PJM.  
 

Comentários (0)

Entre na discussão.

captcha

Mensagens sem e-mail válido ou com expressões ofensivas serão excluídas.