Robótica do Assunção estará no FISL 9.0

Robô construído a partir de sucatas

Nos dias 17, 18 e 19 de abril, o grupo de robótica do Colégio Marista Assunção estará participando da nona edição do Fórum Internacional de Software Livre – FISL 9.0 no Centro de Eventos da PUCRS. Com o Water Free, um robô que servirá água aos participantes, a Escola estará instigando uma reflexão sobre a preservação do meio ambiente e expondo o trabalho desenvolvido na área da educação a partir da cultura livre. A capital gaúcha espera a presença de 6 mil pessoas para o evento.

“Construímos um robô multifuncional”, diz o orientador da oficina de robótica da Escola, Marcos Aranda. Além de servir água em copo plástico com o toque de um botão, o Water Free se movimenta controlado por rádio controle, transmite e recebe dados, movimenta os olhos, emite voz de robô e outros sons, sendo capaz de interagir com o ambiente no qual está inserido. Tudo isso enfatizando o tema da Campanha da Fraternidade 2008, a valorização da vida a partir da preservação do meio ambiente.

Relacionar o projeto do robô com o tema não foi por acaso. “Apesar de termos atualmente a idéia de que a robótica envolve diferentes graus de complexidade e novas abordagens tecnológicas, é possível uma construção consciente, reciclando materiais e preservando o meio ambiente”, explica Marcos. Não se utilizou kits personalizados; todos os materiais foram de origem alternativa como sucatas, motores reciclados, sobras de cantoneiras de alumínio e outros objetos de descarte.

“Projetamos cada detalhe, testando as possibilidades e nos surpreendemos com os resultados. A cada peça agregada, somamos vitórias, pois nosso espírito de coletividade nos permitiu descobrir e reconstruir idéias” relatou o aluno Gregory Frizon, da 8º série, que desenvolveu o projeto junto ao orientador. Segundo ele, a satisfação do resultado se deve, também, ao envolvimento diário: “a cada encontro trazíamos sobras de fios, interruptores, baterias, bolinhas, parafusos, antes sem funcionalidade e agora chamado Water Free”.

Na escola, o resultado não poderia ser melhor: “os alunos param para interagir com o Water Free, questionam sobre sua construção, suas funções e são levados a uma reflexão das possibilidades de valorização de sucatas e exploração de materiais alternativos”, conclui o orientador. A atuação do robô poderá ser conferida durante os três dias do Fórum Internacional de Software Livre, das 9h às 20h, no Centro de Eventos da PUCRS.