Crianças desvendam mistérios do Universo e do Tempo

Tudo corria normalmente na sala do N3A, estudantes prontos para encontrarem suas famílias em mais um final de tarde, quando surge a pergunta “profª.  por que a gente vai embora se ainda é dia?”. Curiosa, a turma quis saber mais sobre o horário de verão e como os dias ficaram mais longos desde o seu início. Desta conversa, apareceram muitos outros questionamentos sobre o tempo do dia e da noite, as estações do ano, o Universo, os planetas, a Lua e o Sol. Para encontrar as respostas, as crianças embarcaram na investigação com o projeto Pegar Carona na Cauda do Cometa.
 
Na primeira roda de conversa, eles compartilharam tudo que já sabiam sobre os assuntos e depois elencaram dúvidas comuns, como por que a Lua brilha, o que é um asteroide, quantos planetas existem e o que são as estrelas? Partindo deste interesse do grupo, as professoras Bárbara Machado e Maiara Fernandes mediaram diferentes atividades com o objetivo de esclarecer as dúvidas das crianças a partir da pesquisa científica e do ato de brincar em diferentes espaços do Colégio e também fora dele. 
 
Em uma verdadeira viagem espacial a turma assistiu à vídeos, construiu foguetes utilizando sucata e recriou um Sistema Solar dentro da sala de aula. Para saber mais sobre o Sol e para onde ele vai quando a Lua chega, as crianças escolheram o livro Cadê o Sol?, para uma hora do conto temática.  Com o objetivo de proporcionar uma experiência de observação, investigação e aprofundamento das aprendizagens a turma fez uma visita ao Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS. Lá, as crianças conheceram o espaço destinado à astronomia e o planetário, onde puderam visualizar com muitos detalhes os astros do céu de Porto Alegre.
 
Crianças visitaram o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS
 
O projeto ainda está acontecendo na turma N3A. As crianças, depois de cada atividade, em assembleias, compartilham e refletem sobre o que estão aprendendo, destacam o que mais gostaram e aquilo que ainda querem descobrir na próxima investigação.
 
Hora do Conto temática na biblioteca
 

Comentários (0)

Entre na discussão.

captcha

Mensagens sem e-mail válido ou com expressões ofensivas serão excluídas.