O valor do contato com a natureza

É papel da escola contemplar o direito da criança de se movimentar e vivenciar aprendizagens em espaços ao ar livre, ampliando o contato com o sol, o vento, as árvores, isto é, com a natureza. Tais experiências ajudam a potencializar a imaginação, a observação e a criatividade, bem como auxiliam nos vínculos sociais e nas relações de cuidado consigo e com o outro.

No Marista Assunção as crianças vivenciam experiências em que a natureza é protagonista, aprendendo sobre sua importância e, principalmente, sobre o cuidado que devemos ter com ela. Estudando sobre o lixo e como a sua separação adequada pode ajudar nosso Planeta, as crianças do Nível 3 construíram uma composteira, para dar um destino adequado ao lixo que produzem e gerar adubo para outras ações. Outra atividade foi com a turma do Nível 2, que inspirados pela história Cachinhos Dourados e os Três Ursos coletou pedras, folhas e flores para aprender mais sobre formas, tamanhos e funções dos elementos da natureza.

Colégio oferece espaços de observação e contato com a natureza

O Nível 1 também colocou a mão na terra. As crianças plantaram e estão cultivando morangos, fruta escolhida como uma das preferidas da turma. Este espaço, no Parque Infantil, irá receber o adubo preparado pelo N3 e outras mudas serão plantadas e cuidadas pelas crianças.

Todo esse trabalho é fundamentado nas Diretrizes da Educação Infantil Marista, documento norteador da ação pedagógica deste segmento de ensino o qual tem como base a formação integral que o jeito marista de educar promove diariamente. Assim, a criança aprende a vivenciar a natureza, despertando sua consciência acerca da importância de cuidar do meio ambiente para viver em harmonia e com qualidade de vida.