Projetos interdisciplinares são destaques nos Anos Finais

De 6º a 9º ano do Ensino Fundamental os desafios escolares se acentuam. Novos horários, novos professores, novos colegas, novos componentes curriculares e uma nova rotina escolar configuram um importante passo para os estudantes.Nesta etapa escolar, além de oferecer um currículo interdisciplinar, o Marista Assunção incentiva ainda mais o estudante a assumir seu protagonismo, visando a sua formação em todas as dimensões. Os projetos e os trabalhos envolvem as quatro áreas do conhecimento (Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Matemática) além de experiências do dia a dia dos estudantes. Isto tudo oportuniza uma aprendizagem mais ampla que relaciona diferentes conhecimentos, dentro e fora da sala de aula.
 
Conheça alguns exemplos:
 
Em seus estudos na área das Linguagens e Códigos, os estudantes do 6º ano EF, resolveram explorar mais o tema da moda e como as roupas refletem a cultura em que vivem. A partir de diferentes conteúdos eles refletiram se a moda é uma linguagem visual, como ela se manifesta e caracteriza os grupos e como evoluiu na história, em uma verdadeira viagem no tempo, de 1940 aos anos 2000, eles mostraram conhecimento e criatividade em um desfile que apresentou figurino, trilha sonora e expressões linguísticas de diferentes épocas. Saiba mais do projeto aqui.
 
Estudantes do 6º ano EF estudaram a inflência da moda a partir de diferentes áreas do conhecimento
 
Já no 7º ano EF o desafio envolveu todas as áreas do conhecimento no MasterChef Marista Assunção, que teve como tema principal a gastronomia. A partir dos conteúdos de cada área, foram abordadas questões sobre uma boa alimentação, a arte na culinária, os conceitos de porcentagem, proporção e quantidade, a alimentação como um produto cultural e a alteridade através da comida. Os estudantes criaram um prato saudável, balanceado, criativo com determinadas características culturais. O produto final de cada grupo foi apresentado em um rodízio gourmet com seus pratos. Conheça o MasterChef Marista Assunçao aqui.
 
Grupos do 7º ano EF apresentaram receitas e conceitos dos pratos
 
Inspirados nos programas de investigação criminal, os professores planejaram um trabalho que usou a interdisciplinaridade e a criação coletiva e protagonista dos estudantes do 8º ano EF para a resolução de um suposto crime ocorrido dentro do Colégio. Com acompanhamento e mediação da equipe docente, o projeto CSI Marista Assunção contemplou competências das Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Linguagens, envolvendo os estudantes no planejamento, construção e operacionalização das atividades. Cada turma precisou pesquisar em livros de literatura de mistério, planejar e montar a sua narrativa, elencando situações, locais e personagens descritos com características físicas e socioculturais. Cada turma ficou responsável por investigar e encontrar a solução do crime criado por outro grupo de estudantes. Leia mais sobre o CSI Marista Assunção aqui.
 
CSI Marista Assunção envolveu os estudantes do 8º ano EF
 
 
Para conhecer mais sobre os diferenciais do Ensino Fundamental clique aqui.

Comentários (0)

Entre na discussão.

captcha

Mensagens sem e-mail válido ou com expressões ofensivas serão excluídas.