Projetos interdisciplinares são destaques nos Anos Finais

De 6º a 9º ano do Ensino Fundamental os desafios escolares se acentuam. Novos horários, novos professores, novos colegas, novos componentes curriculares e uma nova rotina escolar configuram um importante passo para os estudantes.Nesta etapa escolar, além de oferecer um currículo interdisciplinar, o Marista Assunção incentiva ainda mais o estudante a assumir seu protagonismo, visando a sua formação em todas as dimensões. Os projetos e os trabalhos envolvem as quatro áreas do conhecimento (Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Matemática) além de experiências do dia a dia dos estudantes. Isto tudo oportuniza uma aprendizagem mais ampla que relaciona diferentes conhecimentos, dentro e fora da sala de aula.

Conheça alguns exemplos:

Em seus estudos na área das Linguagens e Códigos, os estudantes do 6º ano EF, resolveram explorar mais o tema da moda e como as roupas refletem a cultura em que vivem. A partir de diferentes conteúdos eles refletiram se a moda é uma linguagem visual, como ela se manifesta e caracteriza os grupos e como evoluiu na história, em uma verdadeira viagem no tempo, de 1940 aos anos 2000, eles mostraram conhecimento e criatividade em um desfile que apresentou figurino, trilha sonora e expressões linguísticas de diferentes épocas. Saiba mais do projeto aqui.

Estudantes do 6º ano EF estudaram a inflência da moda a partir de diferentes áreas do conhecimento

Já no 7º ano EF o desafio envolveu todas as áreas do conhecimento no MasterChef Marista Assunção, que teve como tema principal a gastronomia. A partir dos conteúdos de cada área, foram abordadas questões sobre uma boa alimentação, a arte na culinária, os conceitos de porcentagem, proporção e quantidade, a alimentação como um produto cultural e a alteridade através da comida. Os estudantes criaram um prato saudável, balanceado, criativo com determinadas características culturais. O produto final de cada grupo foi apresentado em um rodízio gourmet com seus pratos. Conheça o MasterChef Marista Assunçao aqui.

Grupos do 7º ano EF apresentaram receitas e conceitos dos pratos

Inspirados nos programas de investigação criminal, os professores planejaram um trabalho que usou a interdisciplinaridade e a criação coletiva e protagonista dos estudantes do 8º ano EF para a resolução de um suposto crime ocorrido dentro do Colégio. Com acompanhamento e mediação da equipe docente, o projeto CSI Marista Assunção contemplou competências das Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Linguagens, envolvendo os estudantes no planejamento, construção e operacionalização das atividades. Cada turma precisou pesquisar em livros de literatura de mistério, planejar e montar a sua narrativa, elencando situações, locais e personagens descritos com características físicas e socioculturais. Cada turma ficou responsável por investigar e encontrar a solução do crime criado por outro grupo de estudantes. Leia mais sobre o CSI Marista Assunção aqui.

CSI Marista Assunção envolveu os estudantes do 8º ano EF

Para conhecer mais sobre os diferenciais do Ensino Fundamental clique aqui.