Zumba ensina e movimenta estudantes

Todos já escutamos que o corpo fala, mas de quantos modos esta comunicação pode ser feita pelas expressões corporais? Esta é a problematização central da sequência didática proposta pela área das Linguagens e Códigos para os estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental que irá explorar também a dança como linguagem, cultura e estilo de vida, além de outras formas linguísticas e artísticas de expressão corporal.
 
Para contextualizar e iniciar os estudos, uma aula de zumba coletiva foi promovida. O professor convidado João Henrique Neto conversou com os estudantes sobre a origem da dança, suas características principais e, em seguida, liderou uma aula prática movimentando as turmas. 
 
Professor João Henrique e estudantes na aula de Zumba
 
Em outro momento, os estudantes exploraram os sons corporais. Eles organizaram sequências musicais utilizando copos plásticos e movimentos corporais. Além destas, outras estão sendo conduzidas pelos professores. Nas aulas de Língua Portuguesa, por exemplo, será tratado a importância do sujeito como protagonista das suas ações praticadas no âmbito social, cultural e acadêmico, além da análise dos aspectos comportamentais de personagens de livros clássicos de Edgar Allan Poe e Dr. Jekyll. A Arte também irá explorar a conceituação de representação na arte rupestre, na dança e na música, a expressividade do teatro a traves de máscaras de sentimentos.
 
Movimentos com os copos resultaram em sequências musicas
 
 
Como produto final da sequência, os estudantes terão que apresentar uma coreografia original.
 
 

Comentários (0)

Entre na discussão.

captcha

Mensagens sem e-mail válido ou com expressões ofensivas serão excluídas.