Conquistas de quem acredita na educação

O Marista Assunção recebeu a prata no Prêmio Nacional de Gestão Educacional e o ouro no 7º Prêmio Inovação em Educação, promovido pelo Sindicato do Ensino Privado gaúcho, a partir do projeto de Reestruturação Curricular. Com este reconhecimento, o Colégio vem fazendo história no cenário educacional e comprovando que uma nova educação é possível. “Nosso foco está em criar possibilidades que atraiam o estudante, para que ele sinta interesse em aprender, em buscar respostas para os problemas em diferentes contextos”, relata o diretor, Ir. Gérson Dresch.
 

Equipe do Colégio no 7º Prêmio Inovação em Educação do Sinepe/RS
 
A Reestruturação Curricular surgiu no Marista Assunção com o objetivo de fortalecer um currículo por áreas do conhecimento, ampliando as possibilidades de compreensão e desenvolvendo um raciocínio mais criativo, amplo e contextualizado nos estudantes. Os professores, a partir de uma problematização, conduzem os estudantes por diferentes saberes para encontrarem inúmeras soluções. Tanto os conceitos das áreas, como outros recursos como filmes, músicas, reportagens e até mesmo as experiências pessoais dos estudantes, contribuem para a aprendizagem. “A sala de aula se transformou em um local de construção e compartilhamento de conhecimento, o saber não está mais centralizado no professor, todos são agentes da aprendizagem” afirma o coordenador pedagógico Diego Lamb.
 

Diretor Ir. Gérson e o coordenador Diego na entrega do PNGE 2017, em São Paulo
 
Esta nova proposta de currículo busca o desenvolvimento do estudante considerando suas habilidades e competências. Em vez da decoreba dos conteúdos, passa a ser considerada a resolução de problemas, o raciocínio, a criatividade e a autonomia, algumas das principais tendências mensuradas por uma pesquisa que destaca os diferenciais em educação em países com os melhores índices de aprendizagem.
 
O jeito de pensar as aulas também mudou, existe uma liberdade na realização de propostas mais inovadoras, mas que precisam de acompanhamento e suporte. Momentos de formação docente, encontros de planejamento coletivo, acompanhamento personalizado com feedbacks e partilhas de práticas são rotina dos professores e setores pedagógicos do Colégio.
 
O Marista Assunção celebra as conquistas positivas, evidenciadas pelos prêmios, mas, especialmente percebidas na aprendizagem dos estudantes. Parabéns à toda nossa comunidade educativa.
 
 
Créditos foto 1: Vinícius Roratto
Crédito foto 2: Andreia Naomi

Comentários (0)

Entre na discussão.

captcha

Mensagens sem e-mail válido ou com expressões ofensivas serão excluídas.