Formações marcam encerramento do ano letivo

Entre os dias 18 e 22 de dezembro, o grupo de professores do Marista Assunção esteve reunido para momentos formativos e de planejamento. A primeira etapa da Jornada Pedagógica 2018 contou com formações sobre habilidades e competências, alinhamento de processos internos, autoavaliação e apropriação dos materiais didáticos adotados para 2018.
 
No primeiro dia, tanto os grupos de educadores da manhã (6º ano EF a EM) e da tarde (1º a 5º ano EF) receberam o assessor educacional da Editora FTD, Douglas Dantas, para uma oficina sobre o currículo por habilidades e competências. Partindo de uma análise sobre os planos pedagógicos de 2017, Douglas conversou com os professores sobre como aprimorar o processo de ensino e aprendizagem a partir do desenvolvimento de habilidades e competências essenciais para os estudantes. 
 
Douglas abordou habilidades e competências com os professores
 
No segundo dia, o grupo da manhã finalizou os conselhos de classe e os educadores da Educação Infantil ao 5º ano EF iniciaram o processo de autoavaliação a partir da missão no Marista Assunção. Divididos em quatro grupos eles receberam frases da missão do colégio e apontaram situações e posturas alinhadas, assim como o que precisa ser retomado no próximo ano. Na parte da tarde, os professores participaram de uma formação sobre inclusão e Atendimento Educacional Especializado, com Fabiana Brum Spilimbergo, educadora referência no assunto e que atuará no Marista Assunção em 2018.
 
Na quarta-feira, 22/12, os educadores da manhã também iniciaram a autoavaliação seguindo a mesma proposta dos demais. Em seguida, participaram de uma dinâmica sobre alinhamentos dos processos do Colégio e de sala de aula. Na tarde, ocorreu um momento para apropriação do material didático da Coleção Faça. Os livros da Editora FTD serão adotados pelas turmas de 1º a 5º ano EF. Já na quinta-feira, o trabalhou focou nos planejamentos docentes, com apresentação de novos modelos, sistematização das sequências didáticas e das teias do conhecimento.
 
Nesta Jornada Pedagógica, alguns estudantes foram convidados a compartilhar conhecimentos e aprendizagens com os professores em diferentes atividades. Três grupos do projeto de Iniciação Científica partilharam suas descobertas das pesquisas que realizaram no campo da educação. Do 3º ano EM os estudantes Eduardo Severini da Rosa e Lara Prestes Schmitz apresentaram o trabalho Concepções de empoderamento no ambiente escolar. Já Amanda Medeiros, Brenda Goecke, Mariana de Vasconcellos e Nícolas Debom apresentaram a pesquisa A concepção dos docentes da educação básica sobre a Reforma do Ensino Médio. Do 1º ano EM, Maria Eduarda Bonatto, Mariana Canarim e Thamires da Rosa compartilharam sobre as concepções dos docentes sobre gênero e sexualidade no ambiente escolar. 
 
O encerramento desta etapa da Jornada Pedagógica também contou com a presença de estudantes. O grupo de animadores da Pastoral Juvenil Marista do Marista Assunção conduziu uma vivência com todos os educadores sobre sentimentos que devemos nos desapegar e aqueles que precisamos viver mais em 2018. Na sequência, os estudantes compartilharam depoimentos sobre o quanto os professores são importantes e como o convívio com eles inspira a vida deles. Um abraço coletivo, no pátio interno, marcou o fim da jornada traduzindo os desejos de um ano novo cheio de desafios, conquistas e alegrias. 
 
PJM conduziu dinâmica com educadores
 

Comentários (0)

Entre na discussão.

captcha

Mensagens sem e-mail válido ou com expressões ofensivas serão excluídas.