Conheça a nossa história

Em 1951, com a criação da primeira comunidade de Irmãos Maristas no bairro Glória, nasce o Marista Assunção. Idealizado por Antônio de David, Jaime Biazus e Heriberto e com o apoio da Paróquia Nossa Senhora da Glória, em 25 de janeiro daquele ano, o colégio é inaugurado e passa a abrigar, em suas dependências, 180 estudantes distribuídos nos cursos primários e Admissão.

Construção do colégio

Na época, as dificuldades enfrentadas eram muitas. Com as ruas tortuosas e a precariedade nas estruturas, o acesso à escola era difícil. Nos dias de mau tempo, os jovens assistiam às aulas com guarda-chuvas devido à falta de estrutura adequada.

Inicialmente, as turmas eram formadas apenas por homens

Os irmãos Maristas também passaram por percalços em suas trajetórias. De acordo com relatos do Ir. Antônio de David, as noites de sono eram interrompidas pelos morcegos que habitavam o salão Paroquial. “Naquela época a pobreza era tão grande que meu dormitório era na lavanderia e meu guarda-roupa servia como porta”, narrou o fundador do colégio, falecido em 14 de maio de 2011.

Fundador

O irmão Antônio de David era natural de Faxinal do Soturno, no Rio Grande do Sul. Em 1931 ingressou no Juvenato Marista e, dez anos depois, realizou os Votos Perpétuos. Licenciado em Ciências Sociais pela PUCRS, foi docente na Faculdade de Economia e Engenharia da PUCRS e, além de fundador, foi o primeiro diretor do Colégio Marista Assunção.

Outras instituições maristas também fizeram parte de sua trajetória. O Ir. Capitão, como era conhecido, dirigiu o colégio Marista Santanense, em Santana do Livramento, e exerceu o apostolado nos colégios Maristas Rosário, Champagnat, Maria Imaculada e Santa Maria.

No final da vida, o fundador do colégio optou por viver na Comunidade Marista da Casa São José, em Viamão. Em 14 de maio de 2011, com 94 anos, o Ir. Antônio de David faleceu, deixando um legado de dedicação e compromisso com a comunidade escolar.

Fonte: Comunica

Hoje em dia

Hoje, o Marista Assunção possui uma estrutura adequada para cada nível de ensino. São 20mil metros quadrados contemplando laboratórios de Química, Física, Biologia e Informática, além de salas de projeções e lousas interativas. Com propostas educativas que acompanham as mudanças e exigências da atualidade, o colégio evolui sem perder de vista a tradição da Missão Educativa e Evangelizadora do Instituto dos Irmãos Maristas.

Simplicidade e espírito de família são alguns dos valores maristas

Valter Henrique Kern Dornelles

Sou Aluno Marista dos anos 80...muitas saudades dessa epoca...irmao Arlindo..irmao Bernardi. Tempo bom...no site deveriam colocar homenagem aos antigos diretores e irmaos professores..turmas...contar um pouco da hostoria recente...acompanhei a construcao do atual ginasio de esportes...historias para serem contadas... Abraco.

Valter Henrique Kern Dornelles

Janete De David Rodrigues

Que linda história do Colégio Marista Assunção! Sou sobrinha do Irmão Antônio De David, idealizador deste grande colégio, e meu pai foi um dos primeiros alunos, Nelson De David. Sinto muito orgulho de saber que minha família faz parte desta história! Com carinho, Janete De David Rodrigues.