Baleia Azul e 13 Reasons Why: O diálogo é o caminho

Comprometidos com a formação e valorização da vida em seus espaços de atuação, os Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista acompanham atentamente a repercussão de dois assuntos que têm feito parte do cotidiano de crianças e adolescentes: o desafio da Baleia Azul e a série da Netflix 13 Reasons Why (Os 13 porquês). Tanto o primeiro, que incentiva os jovens a participarem de ações que envolvem violência física contra si mesmos e amigos; como o segundo, que usa o atentado com a própria vida como base da história de uma estudante que sofreu bullying e as mais diversas agressões em seu tempo no Ensino Médio, têm mobilizado gestores, orientadores e educadores de nossas unidades para um estudo aprofundado sobre as iniciativas e suas consequências, bem como para um olhar atento às situações com potencial aderência a ambos os casos.

Somos maristas e valorizamos a vida, em todos os seus aspectos. Somos totalmente contrários a qualquer iniciativa que atente à integridade física de nossos estudantes e educadores, dentro e fora de nossas unidades. Por isso, é nosso papel dialogar sobre o assunto e enfrentá-lo com a seriedade devida, sendo esta nossa prioridade de atendimento para famílias, estudantes e educadores.

Nesse contexto de um importante apelo midiático para a questão do suicídio, valemo-nos, além da análise pertinente dos fatos, da promoção de diálogos. Entendemos que as conversas, feitas de forma tranquila e educativa tanto em casa quanto na escola, são a melhor maneira de elucidar dúvidas, levantar e questionar argumentos e compreender razões e motivações que estejam associadas ao que acontece com nossos jovens.

Reforçamos nossa atenção ao comportamento dos estudantes maristas, a fim de poder antecipar e tratar eventuais mudanças de hábito, isolamento, irritabilidade, entre outros sinais associados ao bullying e suas consequências. Por fim, entendendo a extrema importância da questão, ratificamos a disponibilidade de nossas unidades para todo e qualquer diálogo que possa ser feito com as famílias e estudantes a fim de ampliar, discutir e refletir sobre o assunto.

A seguir, destacamos algumas informações e orientações pertinentes, tendo como fonte a Secretaria da Saúde de Porto Alegre.

O que observar no comportamento dos jovens

  • Falas sobre morte e suicídio, mesmo que indiretamente, como vontade de "sumir", "desaparecer", "ir embora".
  • Isolamento (afastar-se da família, dos amigos).
  • Perda do interesse em atividades que costumava fazer.
  • Perda do interesse nas pessoas.
  • Mudanças no hábito de sono (insônia ou aumento das horas dormindo);
  • Mudanças dos hábitos alimentares (perda ou aumento de apetite);
  • Irritabilidade, crises de raiva.
  • Piora no desempenho escolar, recusa a ir à escola.
  • Faltas e atrasos na escola.
  • Comportamentos auto-destrutivos (auto-mutilação, uso de álcool e drogas, exposição a situações de risco).
  • Ter tentativas de suicídio anteriores.
  • Uso de roupas largas/longas.
  • Pedido constante de dinheiro.

Sobre o jogo Baleia Azul

O jogo teve origem na Rússia, mas já se espalhou por diversos países, incluindo o Brasil. Na dinâmica, os adolescentes são adicionados em grupos fechados no Facebook e WhatsApp, nos quais são demandados a cumprir 50 desafios pré-estabelecidos. As tarefas começam simples (assistir um filme de terror à noite) e vão evoluindo conforme o desafio vai chegando ao final. Na última tarefa, o jovem deve tirar a própria vida. Usuários relatam que muitas das “missões” são dadas pelos “curadores” durante a madrugada, a partir das 4h20.

 

Sobre a série 13 Reasons Why (Os 13 porquês)

A trama se desenrola a partir da personagem principal Hannah Baker, estudante do Ensino Médio que comete o suicídio e deixa 13 fitas gravadas, explicando os motivos que a levaram a cometer o ato. Ao longo dos capítulos, é exibida uma sequência de episódios de bullying dentro e fora da escola de Hannah, envolvendo diversos colegas que acabam tentando esconder o conteúdo das fitas. A série está disponível na Netflix.

Comentários (33)

Maria

Louvo a atitude do colégio Rosario em estar atento à realidade, porém, durante os 7 anos que meu filho é aluno do colégio, infelizmente, ainda não presenciei nem soube de nenhuma atitude concreta e eficaz para diminuir o bullying entre os alunos. Lamento dizer que presenciei e soube de atitudes de bullying por parte dos educadores em relação aos alunos: rotulando, sendo intolerante, menosprezando as reações das crianças. Educar cabe aos pais, que a escola esteja mais atenta é o que eu desejo à nossas crianças e adolescentes.

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Marco

Excelente iniciativa! O ambiente pernicioso e viciado de jogos e séries é de responsabilidade direta dos pais que devem controlar seus filhos no uso do computador e Facebook. Não pode existir privacidade em rede social ou Whats App em vista dos riscos maiores que podem trazer á vida e á incolumidade física das crianças e adolescentes.A escola tem um importante papel a desempenhar em todos os riscos e ameaças aos nossos filhos e parabenizo esta iniciativa dos senhores e senhoras na abertura da discussão e no alerta geral sobre estes riscos.

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Juselaine Casarin

Penso que a escola deve estar atenta a todo e qualquer movimento com os nossos filhos para evitar o bulling, pois ele acontece sim, e nos pais, muitas vezes, somos os últimos a saber, por mais que ficamos atentos aos sinais. Muitas vezes, ficamos sabendo quando o problema já está causado e não estamos na escola para poder perceber a sua instalação, os professores devem estar atentos a qualquer indício, os pais devem ser chamados e comunicados. Enfim, acho muito produtivo o colégio criar estratégias para que estas atitudes sejam eliminadas.

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Colégios e Unidades Sociais

Olá, Juselaine. Muito obrigado por suas considerações. Já estamos trabalhando com iniciativas de prevenção e condução dos assuntos abordados neste texto em nossos colégios, com intuito de promover o debate entre nossos públicos. Abraço.

Bruna

13 reasons why e o desafio da baleia azul são assuntos completamente diferentes.A única coisa em comum é que no jogo o ultimo desafio é se matar e na série é que a Hannah se matou por motivos reais e não desafios.

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Colégios e Unidades Sociais

Oi, Bruna, exatamente! O jogo Baleia Azul incentiva a agressão a si mesmo que termina em suicídio. Enquanto, no 13 Reasons Why a protagonista se suicida por causa do bullying que sofre na vida real.

Inez Kwiecinski

Parabéns, sempre atentos, é isso o que importa. Família, Escola e Sociedade devem estar sempre atentos ao que acontecem com nosso jovens, vivemos num momento onde tudo é virtual, a falta de amor, carinho e atenção são motivos para isolamento, um perigo, portanto, vamos conversar mais, rir mais, compartilhar mais!

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MARIO SARTORELLO

Prezados/as, parabéns pela iniciativa de iniciar rapidamente uma reflexão sobre assuntos importantes que estão no dia a dia dos nossos filhos. Nesta semana li uma matéria sobre a possibilidade do jogo Baleia Azul ter surgido como uma notícia falsa, fato cada vez mais comum na internet (http://emais.estadao.com.br/blogs/daniel-martins-de-barros/a-lenda-da-baleia-azul-ou-como-uma-noticia-falsa-traduz-um-perigo-real/). De qualquer forma,o fato de discutirmos esses assuntos juntos, pais e escola, e buscar alternativas para a solução dos problemas relacionados à juventude, já é um passo super importante.

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Luíza

Estudei no Rosário do pré até o 3 ano do ensino médio, conclui os estudos há +/- 7 anos. Nessa época o bullying não recebia esse nome. Foi difícil? Sim. Era muito comum ter "escolhidos " na sala que sofriam calados. Todo mundo via. Algumas vezes o SOE aparecia, mas tudo continuavai igual. Espero que nesses anos que passaram a postura do colégio tenha mudado e que os estudantes tenham um ambiente mais agradável de estudo.

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Colégios e Unidades Sociais

Olá, Luíza. Lamentamos muito que tenha ocorrido esse tipo de situação com você. Gostaríamos de enfatizar que esse tipo de prática não condiz com os preceitos e recomendações que temos com nossos educadores. Já estamos trabalhando com iniciativas de prevenção e condução dos assuntos abordados neste texto em nossos colégios, com intuito de promover o debate entre nossos públicos. Abraço e obrigado por compartilhar conosco essas informações.

Pedro

Por que não pensamos numa estratégia para mapear se nossos filhos tem atitude de orientação à prática de bulling? Porque o que vemos são ações reativas, onde os danos já foram causados. O Marista poderia pensar em estratégias na relação escola-aluno e escola-família com esse enfoque.

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Colégios e Unidades Sociais

Olá, Pedro. Agradecemos muito suas considerações. Já estamos trabalhando com iniciativas de prevenção e condução dos assuntos abordados neste texto em nossos colégios, com intuito de promover o debate entre nossos públicos. Abraço.

Angela

Obrigada pelo esclarecimento! Muito importante pra nossa formação de pais.

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Paulo

Que história é essa de livro dos 13 Porquês na literatura do ensino fundamental? E sobre o filme, qual é o posicionamento Marista?

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Luciana

Que bela iniciativa! Diálogo e amor sempre! Que o exemplo sirva para outras escolas e também possa ajudar outras crianças e adolescentes!

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Claudia

Parabéns pelo posicionamento ! O diálogo e o amor são o único caminho !

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Aline

Meu filho é estudante Marista/BSB e sofreu bullying dos melhores amigos. Coisas simples que isoladas não teriam a menor importância, mas que ao serem repetidas todos os dias, fizeram com que ele se recusasse a ir para a escola. Foram 20 dias fora de aula. E ele não queria contar o motivo, foi difícil é doloroso pra ele.

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Colégios e Unidades Sociais

Olá, Aline. Muito obrigado por suas considerações. Já estamos trabalhando com iniciativas de prevenção e condução dos assuntos abordados neste texto em nossos colégios, com intuito de promover o debate entre nossos públicos aqui na Rede Marista. O colégio João Paulo II é o único que faz parte da nossa Rede localizado em Brasília. Os demais Colégios Marista de Brasília pertencem a outra província: o Grupo Marista. Abraço.

Rafael Alves

Olá, foi realizada Palestra para os alunos da turma do teu filho sobre o bulliyng? Sou palestrante sobre o bulliyng desde 2010, também autor numa Lei Municipal no meu Município. Comento por que vale a pena, o pessoal ali a partir do 4º anos já pode receber a palestra. No meu caso, aqui na minha cidade, faço ela gratuita, direcionada a alunos, pais e professores, quem me chame e decide para quem vai ser, é a Escola, Professora interessada, Conselho de Pais e Mestres, Corpo Pedagógico, enfim, quando me chamam, levo um pen drive, é necessário ter um datashow com caixa de som. A palestra dura de 30 a 45 minutos dependendo da turma, da série, e dos problemas que a turma enfrenta. Deixo como sugestão, solicitar uma palestra para Turma. Aqui comigo, peço aos Professores que me liguem, mandam mensagens me contando se melhorou, se mudou algo, se diminuiu a incidência, e sempre os retornos são positivos. Faço em escolas particulares, municipais e estaduais. Na escola da minha filha já fiz a alguns anos atrás, já estava na hora de repetir. Uruguaiana/RS.

MARCOS SILVA GONÇALVES

Parabéns à rede Marista por abordar e enfrentar o assunto ... estejamos muito atentos !!!

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NUBIA

Roupas largas e longas demonstram pouca preocupação com a aparência ou a desmotivação pra se vestir, se cuidar... Mas deve ser analisado com outros comportamentos, isolamento, tristeza, raiva repentina, bipolaridade, olhos inchados, marcas no corpo, pescoço, sonolência/insônia, etc. Muito bom ver esse assunto sendo divulgado, os adolescentes muitas vezes sofrem em silêncio. Sozinhos.

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Claudia Fernandes

Também é papel da escola dialogar sobre esses temas. Parabéns pela coragem. Sigam assim, com outros tantos temas que preocupam a nós, famílias maristas.

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Cleber Joaquim Pedro

HOSTEI MUITO

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Mariana

Muito bom o posicionamento Marista! Estou muito feliz com esta conduta da escola em abordar temas tão relevantes.

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Mario

Ótima iniciativa! Parabéns aos colégios da Rede Marista!!! Sem dúvida, o diálogo, a observação, a participação diária, o interesse cotidiano pelas atividades dos filhos e o amor são fundamentais para evitar que muitos jovens venham a cair nessas armadilhas!!!

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Rita

O livro Os 13 Porquês continuará na lista de leituras obrigatórias do 8º ano? As crianças saberão lidar com esse tema?

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Itamar Luis Miozzo

Estou chocado, agradeço pela excelente matéria, vamos compartilhar.

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Pedro

Roupas largas e longas viraram motivo de ser suicida quando?

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Colégios e Unidades Sociais

Olá, Pedro, foi exatamente o que o Eduardo e Miguelina citaram. Mas também a mudança brusca de estilo, pode indicar desleixo consigo mesmo, em alguns casos, ou uma forma de tentar se "esconder". Abraço e obrigado por suas contribuições.

Eduardo

Não são motivo para ser suicida, mas servem para esconder muitos ferimentos e mutilações que o "Baleia Azul" determina a pessoa a fazer! Sou estudante dá escola.

Eduardo

Não são motivo para ser suicida, mas servem para esconder muitos ferimentos e mutilações que o "Baleia Azul" determina a pessoa a fazer! Sou estudante dá escola.

Miguelina

Não é "motivo" mas auxiliariam a esconder ferimentos nos braços por exemplo.

Victor

E não é. Acho que eles não se expressaram corretamente, mas pode-se associar com o fato de o indivíduo estar se auto mutilando, seja nos pulsos ou até no pescoço, e passe a vestir roupas longas para esconder estes.

Entre na discussão.

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