Diferenciais do Ensino Fundamental

Anos Iniciais do Ensino Fundamental | 1º ao 5º ano

Aprender por inteiro é ser cidadão. É aqui que o estudante aprofunda a construção de seus valores, compreendendo seu papel enquanto cidadão. É o momento de aprofundar a leitura, a escrita, o raciocínio e a pesquisa. Acompanhamos de perto esse processo, fortalecendo também os vínculos em família, os laços de solidariedade e o respeito mútuo.
 
 
Currículo Aberto
Em nossa proposta curricular, os estudantes são convidados a elaborar os projetos com os professores. Assim, atuam como protagonistas desse processo, contribuindo com seus valores, conhecimentos e repertório. Juntos, todos buscam a construção do saber coletivo, por meio da investigação e da troca de ideias sobre diversos temas do cotidiano.
 
Iniciação Científica
O incentivo à pesquisa começa na sala de aula e visa desenvolver habilidades importantes para as atividades acadêmicas. Os estudantes realizam projetos de iniciação científica nas diferentes áreas do conhecimento e são incentivados a participar de salões e congressos. Por estarem inseridos no Campus da PUCRS, eles ainda vivenciam toda a estrutura do mundo acadêmico.
 
Living English
Com um método de ensino baseado na habilidade de comunicação, as aulas de Língua Inglesa acontecem em ambientes diferenciados, apoiando-se em um material didático especializado. As turmas são divididas em dois grupos, o que possibilita maior troca entre os colegas e permite que o professor acompanhe e interaja melhor com cada estudante, potencializando a conversação.
 
Tecnologias Educacionais 
A tecnologia é incorporada aos projetos pedagógicos, possibilitando momentos de aprendizado com acesso a diferentes recursos. As salas equipadas com lousas digitais e o Laboratório de Tecnologias Educacionais contribuem para a construção de novos conhecimentos e o desenvolvimento de diferentes habilidades, como raciocínio lógico, criatividade e autonomia.
 

Anos Finais do Ensino Fundamental | 6º ao 9º ano

Aprender por inteiro é enfrentar desafios. Os desafios se acentuam nesse período da vida escolar. Por isso, além de oferecer um currículo adequado, a educação marista também incentiva o estudante a assumir seu protagonismo, visando a sua formação em todas as dimensões. Dessa forma o jovem se torna apto e preparado para planejar seu futuro.
 
 
 
Iniciação Científica
O incentivo à pesquisa começa na sala de aula e desenvolve habilidades importantes para as atividades acadêmicas. Os estudantes realizam projetos de iniciação científica nas diferentes áreas do conhecimento e são incentivados a participar de salões e congressos. Na PUCRS, eles contam ainda com a possibilidade de vivenciar toda a estrutura do mundo acadêmico.
 
Living English
Com um método de ensino baseado na habilidade de comunicação, as aulas de Língua Inglesa acontecem em ambientes diferenciados, com as turmas divididas em dois grupos, material didático especializado e um período virtual por semana. No encerramento do EF, os estudantes realizam o teste de proficiência do Toefl e recebem o certificado com o seu nível de domínio do idioma.
 
Sequências Didáticas
Com essa metodologia, desenvolvemos o conteúdo de forma interdisciplinar, por área do conhecimento (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática). Os estudantes participam ativamente do processo da aprendizagem, propondo soluções para problemas reais, por meio de estudo, debates e pesquisas, resultando em produções coletivas e individuais.
 
Viagens Culturais 
Com o objetivo de ampliar os conhecimentos e relacionar a aprendizagem de sala de aula ao cotidiano, nossas práticas pedagógicas contemplam viagens, guiadas pelos educadores, para diferentes capitais do Brasil. Além do exercício da autonomia e da investigação, as saídas de estudo proporcionam atividades culturais e visitas a locais históricos feitas por adesão das famílias.
 
Acompanhe as últimas matérias veiculadas neste link

Comentários (0)

Entre na discussão.

captcha

Mensagens sem e-mail válido ou com expressões ofensivas serão excluídas.