Grêmio Estudantil participa de encontro de lideranças

O Grêmio Estudantil Champagnat (GEC) participou do Encontro de Grêmios Estudantis realizado anualmente pelos colégios gaúchos da Rede Marista. O evento, que reuniu mais de 50 estudantes que compõem os jovens líderes maristas envolvidos na gestão da representação estudantil escolar, teve nesta edição a temática Grêmio Estudantil: espaço criativo de construção de pontes.

Representantes do GEC 2018 participam do Encontro

A programação foi conduzida nos espaços de inovação do Tecnopuc, parque reconhecido nacionalmente por acolher e incubar projetos de grandes empresas de tecnologia e atuar para o desenvolvimento de startups. Nos ambientes, os estudantes foram encorajados a refletir sobre o papel dos jovens em seus contextos vivenciais, buscando por meio de dinâmicas, apresentações e oficinas, os subsídios para aperfeiçoar a atuação local dos grêmios, bem como suas competências de liderança.

A primeira atividade do dia foi marcada pelos relatos de pessoas que passaram pelos espaços de liderança marista, simbolizando a construção de pontes e a conexão de ideias. Os convidados falaram sobre suas experiências e trajetórias anteriores e responderam às perguntas e curiosidades dos participantes. Na sequência, os estudantes foram divididos em salas para oficinas específicas, nas quais tiveram a oportunidade de aprofundar os temas Processos Criativos, Integração, Cooperação e Liderança. Em paralelo, os assessores educacionais que acompanham os grupos nas unidades foram convidados a uma formação sobre a atuação junto às lideranças juvenis.

Mais de 50 estudantes da Rede Marista participaram do evento

Após as oficinas, os participantes se reuniram novamente para a atividade prática de Criação e Gestão de Projetos, a qual desafiou os jovens a construírem em seus grupos de atuação projetos de impacto às comunidades escolares de cada unidade. Com a consolidação da ferramenta de gerenciamento Canvas, utilizada durante a atividade, os grupos assumiram o compromisso de aperfeiçoar e aplicar os projetos construídos durante o evento.