Animadores da PJM participam de encontro regional

Na sexta-feira,  29 de junho, os animadores da Pastoral Juvenil Marista do Colégio Marista Champagnat participaram, na Caju, do encontro regional de animadores.

A manhã inicou com reflexões sobre as juventudes e a importância do cuidado. Para sensibilizar os jovens, cada animador recebeu uma carta surpresa, escrita pelo seu assessor de grupo. Esse gesto complementou a fala que foi abordada sobre o cuidado. As cartas foram produzidas e personalizadas previamente pelos assessores.


Animadores que participaram do encontro

As dimensões do Marco Operativo da PJM também foram contempladas durante o encontro, com momentos específicos para refletir sobre a forma de atuar do grupo da Pastoral Juvenil Marista. Cada uma das dimensões foi abordada para identificar possibilidade de melhorias nas atuações e direcionamentos dos jovens em seus grupos.


José Jair na condução de um dos momentos 

Pedro Clovan, ex-aluno e animador do Grupo Arquipélago, do 1º ano EM, destaca que "O encontro de animadores consegue ampliar de forma muito eficaz o conhecimento de quem está no processo de animação. O ponto principal é a reunião de diferentes visões e opiniões sobre o que é ser um animador e sobre como devemos atuar em nossas unidades na hora de apresentar aos nossos jovens esse universo movido pelo protagonismo e autoconhecimento. Após os encontros me sinto muito mais capaz de reavaliar os processos do grupo que animo e cada vez mais dar um sentido maior a essa caminhada na PJM."


Animadores do Champagnat em momento
de partilha e reflexão em grupo

Já para o estudante e animador João Lucas Wolff, 2º ano EM o encontro de animadores foi de grande importância principalmente por ter sido o primeiro encontro dele. Isso contribuiu para o esclarecimento dos processos e dúvidas desse início de caminhada. João destacou também que a convivência com pessoas de outros ambientes proporciona uma partilha que agrega muito para todos.

Comentários (0)

Entre na discussão.

captcha

Mensagens sem e-mail válido ou com expressões ofensivas serão excluídas.