Colégio celebra Dia de São Marcelino Champagnat

Em 6 de junho celebramos o Dia de São Marcelino Champagnat, fundador do Instituto Marista e inspiração diária para milhares de educadores que dão continuidade à missão de promover a vida. 

A data marca a trajetória do homem que há mais de 200 anos acreditou ser possível transformar realidades por meio da educação evangelizadora. É uma homenagem à sua presença, permeada por atitudes de proximidade e ternura. É a partir dessas duas características do fundador que a data foi celebrada em 2018. 


Recepção aos estudantes no Dia de Champagnat

Irmãos, educadores, colaboradores e estudantes foram convidados a homenagear aqueles que são sinais de afeto e proximidade, como Champagnat. A ação ocorreu em todos os empreendimentos da Rede Marista (PUCRS, Colégios e Unidades Sociais, Hospital São Lucas e Instituto do Cérebro do RS) e nas redes sociais. Para participar, as pessoas foram convidadas a pegar um dos cartões que ficaram espalhados pelo Colégio e escrever um recado para alguém que é exemplo de proximidade e ternura. 


Cartazes em pontos estratégicos do Colégio convidaram as
pessoas à presentear alguém com mensagens especiais

Nesse dia a comunidade escolar foi recepcionada por educadores vestidos de Champagnat na entrada dos turnos. Estudantes da Educação Infantil e Anos Iniciais participaram de momentos de oração e resgate da história de Champagnat, na Capela do Colégio e os estudantes dos Anos Finais e Ensino Médio foram presenteados com escapulários. Para os educadores foi proporcionado um momento especial, de oração em conjunto.


Dia de distribuição de bergamotas nos intervalos

Também aconteceu a tradicional festa da bergamota, durante os recreios. Essa atividade é tradição na escola e busca relembrar o lanche que os primeiros Irmãos aqui no Rio Grande do Sul distribuíam aos alunos. A bergamota vinha dos pomares dos irmãos ou de famílias que a cultivavam, era a fruta da época.

Para encerrar o dia, a comunidade escolar participou da missa em ação de Graças à São Marcelino Champagnat. A programação foi organizada e promovida pelo Serviço de Pastoral Escolar. 

Ver galeria de imagens 

Comentários (0)

Entre na discussão.

captcha

Mensagens sem e-mail válido ou com expressões ofensivas serão excluídas.