Grupos da PJM se preparam para o Encontro de Jovens Maristas

Semanalmente os grupos da PJM reúnem-se para realizar estudo e atividades, de acordo com o Marco Operativo da Pastoral Juvenil Marista. Na semana passada diversas atividades foram propostas aos grupos com o objetivo de ajudá-los na construção dos seus projetos de vida e prepará-los para vivenciar o Encontro de Jovens Maristas, que acontecerá em agosto.

Ao grupo Carpe Diem foi proposta a leitura do livro “A parte que falta”, que relata a história de um personagem que busca incessantemente a parte que faltava em si mesmo. Foi o momento de os jovens refletirem sobre qual a parte que falta em cada um e se eles conseguissem essa parte o que mudaria em suas vidas. No grupo também foi abordado sobre quanto tempo do presente os estudantes passam pensando no futuro, e se realmente eles estão aproveitando os momentos que vivem no dia a dia com os colegas, amigos e familiares.

As reuniões acontecem na sala da Pastoral Juvenil

Na terça-feira, a proposta realizada ao grupo Juca foi com base no subsídio para o EJM 2018, com o tema atitude. Foi realizada uma dinâmica para refletir se os jovens realmente questionam ordens e comportamentos que percebem à sua volta e como agem dentro dos grupos que pertencem ao receber novas pessoas. A dinâmica se resumiu em o grupo receber a orientação de não deixar um participante entrar na roda e, depois, foram questionados porque seguiram a ordem se não gostariam de fazê-la. Depois dessa primeira reflexão, os participantes elaboraram seus próprios questionamentos acerca de temas cotidianos relacionados à atitudes.

Jovens debatem sobre as temáticas e partilham histórias

O grupo Arquipélago e o grupo Guaraná fizeram uma reunião sobre política, que também é uma proposta do subsídio do EJM. Após o debate, os estudantes foram separados em pequenos grupos e criaram perfis fictícios de vereadores, com características e propostas. No perfil devia conter os seguintes itens: identidade de gênero, orientação sexual, etnia, profissão, escolaridade, religião, participações sociais, etc. Depois disso o grupo escolheu três propostas para o político e realizaram um debate com 1 representante de cada um dos grupos. As propostas foram diversas e fizeram com que os participantes se questionassem sobre qual o perfil de governante eles desejam para o país.

Sobre o EJM

O Encontro de Jovens Maristas acontecerá na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), no dia 25 de agosto, das 7h30 às 22h, com o objetivo de celebrar o protagonismo juvenil, oportunizando integração, convívio, reflexão, oração e partilha entre os grupos de jovens da PJM.