Voluntariado estimula o protagonismo juvenil

O grupo de voluntariado do colégio Marista Champagnat, tem feito um belo processo de construção de identidade unidade do grupo. Os encontros do grupo que são as sextas-feiras ora no Colégio Marista Champagnat, ora na Escola de Educação Infantil Marista Tia Jussara, são marcados pelo espírito de família e fraternidade.


Momento especial, de partilha e reflexão

Há um sentimento de pertencimento à causa cultura da solidariedade e ao grupo voluntariado por seus integrantes. Nos dias em que o encontro ocorre no Colégio, além do planejamento das ações de voluntariado, também ocorrem momentos de reflexão pessoal e fortalecimento de vínculo entre os integrantes. Estes momentos têm contribuído para a união e perseverança dos estudantes no grupo e ainda possibilitam o autoconhecimento e o cultivo da amizade. 

As dinâmicas realizadas nos encontros de formação e planejamento propiciam a cada encontro o exercício da alteridade, a possiblidade de se colocar no lugar do outro despertando a sensibilidade aos problemas e necessidades do próximo. Os próprios estudantes que conduzem as dinâmicas e reflexões e apontam soluções para os questionamentos surgidos.

O protagonismo juvenil acontece desde o planejamento e reflexão até a execução e avaliação da ação solidária.                                                   

Comentários (0)

Entre na discussão.

captcha

Mensagens sem e-mail válido ou com expressões ofensivas serão excluídas.