8º ano EF produz células comestíveis

O estudo das células faz parte dos conteúdos trabalhados nas aulas de Ciências do 8º ano do Ensino Fundamental. Na matéria estudada, as turmas aprendem que todos os seres vivos são constituídos por células - com exceção dos vírus - e que podem sofrer alteraçõs quanto ao tamanho, formato e funções. Apesar destas variações, todas as células são compostas por membrana plasmática, citoplasma e material genético. 

Esta é a explicação básica do conteúdo, que pode ser encontrado nos livros e trabalhado em sala de aula. Porém, como tornar o aprendizado mais lúdico e significativo?

Pensando nisso, as turmas de 8º ano EF realizaram maquetes comestíveis para ilustrar as células. Foram utilizados diversos alimentos para representar as estruturas presentes no objeto de estudo, como por exemplo, ovo de chocolate, balas, bolo, leite condensado e corantes.


8º ano EF produz maquete comestível

Os estudantes utilizaram a imaginação e os conhecimentos para fazer as maquetes com maior verossimilhança possível. Segundo a estudante da turma 183, Marina Rodrigues de Oliveira, a atividade lúdica auxiliou o aprendizado "Foi muito legal fazer uma célula comestível, pois ficou mais fácil de captar todas as informações". Mariana Weremeier Weber, também da turma 183, concorda com a colega "A gente aprendeu a trabalhar em grupo com materiais que não costuma trabalhar em sala de aula, o que estimulou a nossa criatividade".


Grupos apresentam trabalhos

Sobre os Anos Finais EF
Novos conhecimentos e desafios cada vez mais complexos fazem parte desta fase da vida escolar. Neste período do Ensino Fundamental, o foco é o comprometimento do estudante para assumir responsabilidades, visando a sua formação em todas as dimensões.
Saiba mais.

Comentários (0)

Entre na discussão.

captcha

Mensagens sem e-mail válido ou com expressões ofensivas serão excluídas.