Atividades para estabelecer vínculos e criar laços

Nos primeiros meses de aula dos estudantes do Nível 1, da Educação Infantil, é importante promover atividades que estreitem os vínculos entre as crianças, professoras e as famílias e que, por consequência, promovam uma adaptação saudável e prazerosa ao ambiente escolar.

Inspiradas na obra A Galinha Ruiva as professoras oportunizaram diversos momentos para que os novos estudantes se adaptassem à nova rotina. Algumas atividades desenvolvidas foram: leitura do livro de formas distintas e com representação, observação da textura dos grãos de milho e outros alimentos como sagú, massa e arroz, atividades de culinária que envolveram a produção de pipoca e bolo de milho, exploração livre com tinta, fantasias, brinquedos, plantação de manjericão, entre outras. 


Experimento com as diferentes texturas

Os estudantes pesquisaram sobre os animais que nascem de ovos e junto das famílias discutiram os tamanhos e suas diferenças. Eles também puderam ter contato com algumas espécies de bichinhos da história e perceber que eles existem na vida real, como por exemplo o coelho e a galinha com pintinhos.  


Plantação de manjericão na escola

Outros objetivos das atividades foram proporcionar momentos que por meio do brincar as crianças aprendessem, pudessem se conhecer, criar laços e realizar trabalhos coletivos, desenvolvendo assim a amizade, a parceria, a ajuda e o trabalho em equipe, valores que são abordados na história A Galinha Ruiva.


Piquenique em família no Colégio

O encerramento do trabalho foi com um piquenique envolvendo as famílias. Os pais e responsáveis organizaram o cardápio com as receitas preferidas dos filhos. Num final de tarde, logo após as aulas, esperaram as crianças para um momento de lanche, partilha e integração. Cada família organizou seu espaço com xícaras, toalha e outros adereços. 

Ver galeria de imagens do piquenique

Ver galeria de imagens das outras atividades do projeto

Comentários (0)

Entre na discussão.

captcha

Mensagens sem e-mail válido ou com expressões ofensivas serão excluídas.