Colégio prepara estudantes para o ingresso nos Anos Finais do EF

O Serviço de Orientação Educacional realizou atividades especiais para preparar os estudantes do 5º ano EF para a transição de nível que terão no próximo ano letivo. Em 2018 eles passarão a integrar os Anos Finais do Ensino Fundamental e muitos questionamentos estão surgindo sobre a mudança de rotina que terão.

O trabalho foi inspirado na história Turma da Mônica Jovem. Num primeiro momento os estudantes participaram de uma aula inaugural conduzida por professores do 6º ano EF, que além de dar uma demonstração de como serão as aulas no próximo ano, também explicaram como serão realizadas as avaliações e trabalhos.

Professores explicam a metodologia utilizada a partir do 6º ano EF

O segundo momento, apresentado pela Orientadora Educacional Clamarta, objetivou esclarecer as dúvidas dos estudantes e dar orientações que facilitarão nessa mudança de rotina, como sugestão para horários de refeições, locais adequados e tempo necessário para estudo, tempo de descanso, uso das tecnologias, entre outros.Também foram explicadas como são compostas as áreas de conhecimento e como os estudantes serão avaliados nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Até então eles eram avaliados por parecer descritivo e a partir de 2018 serão avaliados por nota.

Aula inaugural com os professores do 6º ano EF

Outra novidade apresentada para os estudantes é que terão que realizar o processo da escolha do professor conselheiro da turma, que deverá eleito por eles e será o responsável por acompanhar a turma durante o ano, como se fosse um padrinho. Eles também descobriram que terão colegas que serão os representantes da turma, escolhidos por eles para serem os seus porta-vozes.

Ouvidos e olhos atentos às explicações

Outras orientações foram repassadas como os projetos que serão realizados, uso do uniforme, calendário de avaliações, uso do Moodle, aulas de reforço, participação em atividades extras e viagem cultural.