Descobrindo as diversas funções das mãos

A turma N1A da Educação Infantil está descobrindo as funções das mãos com a realização do projeto “Elas são dez”, que surgiu em uma roda de conversa da turma com a professora em que debateram sobre as fuções que as mãos podem ter e as ações que elas praticam, que podem ser legais ou não. A partir disso os estudantes puderam perceber que as mãos são utilizadas na maioria das suas ações.


Atividade em sala envolvendo a contagem de números

Quando perguntados sobre o que percebem que suas mãos fazem relataram: “A mão dirige o patinete...” (Pietro), “As mãos fazem carinho, cosquinhas e também massagem.” (Alice). Quando questionados sobre coisas que não boas que as mãos fazem, citaram fatos como empurrar o amigo, bater na cabeça, dar tapa. E sobre as coisas agradáveis destacaram fazer carinho, dar a mão para o amigo e contar a idade.


Descobrindo que as mãos podem fazer diferentes representações

Na sala de aula, espaços foram pensados para permitir a exploração e privacidade, convivência, diálogos e o desenvolvimento do projeto. Uma das atividades realizadas com os estudantes foi o jogo matemático, que possibilitou a percepção das noções matemáticas, uma vez que são construídas a partir das experiências proporcionadas pelas interações com o meio e com outras pessoas. Foram propostas atividades de contagem, relações entre quantidades, conhecimento e reconhecimento de numerais.


Pintura com a mãos no azulejo

As crianças também participaram da atividade de pintura no ateliê, que teve por objetivo promover a parceria, o diálogo durante as produções e a descoberta das misturas de cores. Os estudantes pintaram as mãos dos colegas e com sua ajuda, o azulejo branco foi ganhando cores.

O projeto está em desenvolvimento e outras atividades serão realizadas.

Ver galeria de imagens

Comentários (0)

Entre na discussão.

captcha

Mensagens sem e-mail válido ou com expressões ofensivas serão excluídas.