Estudantes produzem jornal escolar

A produção de um jornal escolar é mais do que transmitir informações. É uma excelente atividade em grupo que permite o exercício do poder de síntese, senso crítico, liderança, planejamento e respeito à diversidade. A construção é realizada a partir da observação e experiências vividas no cotidiano escolar.

A partir de uma dinâmica em sala de aula e da ideia de uma colega, um grupo de estudantes da turma 132 produziu o Jornal Notícia Marista, com o objetivo de informar os colegas sobre o que acontece no Colégio. A intenção foi, tambem, contribuir de alguma forma, com a divulgação das atividades promovidas pelo Grêmio Estudantil do Marista Champagnat.

A equipe do jornal

A ideia inicial foi que o jornal fosse confeccionado à mão e ficasse nos expositores da sala da turma. Professora e estudantes reuniram-se para planejar o jornal e chegaram à conclusão que o formato digital seria uma boa opção, podendo ser partilhado com outras turmas e colegas, por meio do site da escola.

As pautas foram divididas por todos os integrantes e cada um teve que construir e planejar a sua editoria. Alguns assuntos abordados foram: calendário de provas da turma, feira do livro, festa à fantasia, entre outros.

“Quando a nossa colega Sofia criou essa ideia, todo mundo quis aderir à ideia. Todos pensamos que nunca iria dar certo. Hoje está aqui o resultado da nossa brincadeira, do nosso trabalho. Atualmente, em todo recreio, a gente fica entrevistando as pessoas que passam na nossa frente, tipo um professor, os monitores, os alunos, as coordenadoras... entrevistamos todo mundo". (Leonardo)

Os pequenos jornalistas são: Sofia D´ Arrigo Möller, Giovanna Araújo Demichei, Laura Girelli Duarte, Aline Pereira, Alice, Amanda Santos Schmidt, Lhorrana Fontora Santin, Francisco Medina Lorenzini, Luiz Henrique Soares De Freitas, Guilherme De Freitas Lima, Leonardo Bernardes Carrion e Thomaz da Rosa Britto..

Os estudantes pretendem continuar com o projeto no próximo ano letivo. Confira aqui

Thomaz da Rosa Britto

oi bom dia, quero comunicar erro, em relação aos nomes dos alunos, que participaram do Jornal, meu nome não apareceu, Thomaz da Rosa Brito, gostaria que fosse feito essa correção. obrigado.

Thomaz da Rosa Britto

Muito obrigado.