Projeto interdisciplinar aborda sonhos e inquietações dos estudantes

Os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental realizaram ao longo do 1º trimestre a sequência didática A infância ontem e hoje, sonhos, medos, inquietações, o que mudou?. O projeto interdisciplinar proposto pela área de Linguagens e códigos (Arte, Educação Física e Português) proporcionou aos estudantes a reflexão acerca das principais mudanças observadas sobre o papel da criança na sociedade.

A partir do livro A bolsa amarela, que narra a história de uma menina que entra em conflito consigo mesma e com a família ao reprimir três grandes vontades, os estudantes tiveram que reconhecer e identificar elementos da narrativa, desenvolver reflexões críticas sobre si mesmos e relatar as mudanças em relação às regras e questões de gênero.


Projeto propõe reflexão sobre sonhos dos estudantes

No componente curricular de Língua Portuguesa, o 6º ano EF produziu textos e debateu sobre suas vontades magras - passíveis de serem resolvidas a curto prazo - e gordas - desejos a serem realizados a longo prazo. 

Nas aulas de Arte, os estudantes produziram suas próprias bolsas, por meio da prática de origami, nas quais depositaram as vontades escritas anteriormente.


Estudantes produzem bolsas de origami

Em Educação Física foi proposto um trabalho teórico sobre as mudanças nos esportes relacionadas ao gênero vinculado às aulas práticas.

Com a metodologia da sequência didática, os estudantes desenvolvem o conteúdo de forma interdisciplinar, por área do conhecimento, participando ativamente do processo de aprendizagem. Além de proporem soluções para problemas reais, por meio de estudo, debates e pesquisas, os estudantes realizam produções coletivas e individuais diversificadas.

Comentários (0)

Entre na discussão.

captcha

Mensagens sem e-mail válido ou com expressões ofensivas serão excluídas.