Projeto promove conhecimento sobre as camadas da Terra

O projeto Descobrindo as camadas da Terra está proporcionando aos estudantes da turma N3B novas aprendizagens e descobertas por meio da pesquisa, da investigação, de vivências e experiências, com propostas lúdicas e significativas que exploram diferentes fontes de estudo.

Numa roda de conversa, a estudante Helena contou aos colegas uma experiência que teve junto de seu pai ao cavar um buraco no chão de areia. Ela comentou com os colegas que a terra parecia mudar de cor e trouxe para compartilhar com eles uma amostra coletada. A partir disso os estudantes começaram a fazer diversos questionamentos. O estudante Lorenzo disse: “Mas por que a terra tem camadas? ” e a estudante Ana Luíza: “Será que tem mesmo tudo isso lá embaixo da terra?”.


Atividade de obervação em sala de aula

Uma atividade prática foi proposta para esclarecer as dúvidas que surgiram. Ao escavar a terra, as crianças constataram diferenças entre os materiais que ficam sobrepostos. Através da escuta da professora, observou-se um grande interesse da turma sobre o assunto e então iniciou o projetou que contempla pesquisas sobre as camadas e a geologia da Terra, meio ambiente, placas tectônicas, fósseis e vulcões. Diversos espaços estão sendo utilizados para a realização do projeto, como o ateliê, pátio de areia, Museu de Ciências da PUCRS e o Laboratório de Ciências do Colégio.


Territórios construídos em sala para motivar as aprendizagens

O IPRS também foi um espaço utilizado, pois fica no mesmo espaço do TecnoPuc. Lá foi realizado um trabalho com Doutores em Geologia, entre eles a mãe da Estudante Cecília, Clarissa Melo, Geóloga, que prestaram diversas informações para auxiliar na construção de conhecimento da turma.

Outras atividades integram o projeto, como construção de um território sobre as camadas da Terra, leitura de capítulos de livros didáticos, brincadeiras com terra e areia, produções individuais e coletivas, palestras, pesquisas, atividades de construção e investigação no Ateliê, exploração e Construção com argila, exploração de técnicas artísticas utilizando esponja, carimbo e desenho com interferência, ente outras.


Descobrindo diversos objtetos que podem compor o solo

Segundo as Diretrizes da Educação Infantil (pág.168) “Os projetos abrem oportunidades de aprender os diferentes conhecimentos construídos na história da humanidade de modo relacional e não linear, propiciando às crianças aprender através de múltiplas linguagens, ao mesmo tempo em que lhes proporcionam a reconstrução do que já foi aprendido”.

O projeto está em andamento e a próxima tarefa será uma vivência com as famílias, as mesmas serão convidadas a participar de um momento de construção de conhecimentos sobre o tema.

Ver galeria de imagens

Comentários (0)

Entre na discussão.

captcha

Mensagens sem e-mail válido ou com expressões ofensivas serão excluídas.