Projeto proporciona o contato dos estudantes com a natureza

Durante a realização das brincadeiras com terra os estudantes do Nível 2 da Educação Infantil, turma N2A, demonstraram interesse por minhocas. Nas atividades cantaram a música “Minhoca, minhoca, me dá uma beijoca” e nas brincadeiras com massinha de modelar reproduziram minhocas em diferentes tamanhos.


Atividade realizada no pátio do Colégio

Percebendo esse envolvimento a professora fez alguns questionamentos e promoveu uma discussão que resultou em comentários como: “Elas se enterram e caminham na terra.” (Fabrício - 5 anos), “Tem minhocas na plantação de tomate e morango.” (Ana Luisa - 4 anos), “Como é a casa das minhocas?” (Carol - 4 anos), entre outros. 

A partir dessa conversa surgiu o projeto Minhocando, com o objetivo de ajudar os estudantes a identificar no meio ambiente onde as minhocas podem ser encontradas, conhecer suas características, cuidados e sua importância para o ecossistema.


Estudo sobre as possibilidades dos tamanhos das minhocas

O plano de ação do projeto envolve atividades que promoverão diferentes aprendizagens a partir da observação sobre a vida das minhocas em diferentes espaços, pesquisas, construção do território em sala de aula, confecção de cartazes, registros de diferentes formas, atividades para desenvolver a numeralização, som correto das palavras, contação de história, etc.


Construção do minhocário no Laboratório de Ciências

Para motivar o início do estudo, a partir do que as crianças já sabem sobre as minhocas, a turma fez a construção de um minhocário, com auxílio da professora do Laboratório de Ciências. O minhocário acompanhará a turma durante todo o desenvolvimento do projeto e servirá de observatório e apoio às aprendizagens.

O projeto segue seu desenvolvimento.

Ver galeria de imagens

Comentários (0)

Entre na discussão.

captcha

Mensagens sem e-mail válido ou com expressões ofensivas serão excluídas.