Valorização da vida é tema de projeto do Ensino Médio

Com o tema Valorização da vida, os estudantes do 1º ano do Ensino Médio devem responder à questão "De que modo o consumo de substâncias lícitas e ilícitas influenciam no cotidiano biopsicocial dos indivíduos?". O projeto da área de Ciências da Natureza integra as matérias de Biologia, Física e Química e conta com a participação da Matemática e Educação Física. Com o objetivo de informar os jovens sobre os malefícios da bebida alcóolica e das drogas para o corpo humano, os estudantes participaram de uma atividade prática no laboratório de Ciências da Natureza.

Ao se dividirem em grupos, os estudantes receberam a história de um personagem fictício e um kit de materiais para testagem de drogas e álcool do paciente em questão. Os grupos utilizaram fórmulas químicas para testar o sangue falso e analisaram se o personagem havia consumido algum tipo de droga lícita ou ilícita. 


Experimento utiliza ciência forense

A partir do experimento, os estudantes identificaram as funções orgâncias, o tempo de vida da droga no organismo, os cálculos químicos e os danos causados nos diferentes sistemas do corpo humano a curto, médio e longo prazo.


Estudantes relacionam aprendizados na prática

Além de relacionarem os conteúdos previstos nas Matrizes Curriculares de Educação Básica do Brasil Marista, documento que norteia a prática pedagógica por área de conhecimento, os estudantes foram convidados a refletir sobre a importância de valorizar a vida. Para a estudante Victória Campão Fraga Sacramento da turma 212 do EM a atividade foi importante para a conscientização "são drogas que estão bem presentes na nossa geração e é importante nós termos ideia do que elas causam no organismo e as consequências para quem usa".

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