Vida dos pássaros é tema de estudo na Educação Infantil

O interesse dos estudantes da turma N2A em estudar os pássaros surgiu durante uma brincadeira no pátio, quando um deles encontrou uma pena e mostrou para a professora e para outros colegas. Todos se envolveram em um passeio pelo Colégio para ver se visualizavam outros pássaros.

Na volta para a sala de aula as crianças manifestaram o interesse em saber mais sobre os animais. A partir daí muitos questionamentos surgiram e eles começaram a realizar pesquisas e observações no pátio da escola.

A palestra aconteceu no miniauditório do Colégio

Para contribuir com o estudo os Biólogos do Museu de Ciências da PUCRS, Ítalo Kenne Rakowski e Paula Caetano, foram convidados para vir na escola e ajudar a sanar alguns dos questionamentos dos estudantes. Eles Após a palestra as crianças puderam observar e tocar alguns exemplares trazido por eles.

Muita curiosidade na hora de conhecer os exemplares

A realização do estudo reforça o que diz o  refencial curricular Nacional para a Educação Infantil, pág. 188, “São muitas as questões, hipóteses, relações e associações que as crianças fazem em torno deste tema. Em função disso, o trabalho com os seres vivos e suas intricadas relações com o meio oferece inúmeras oportunidades de aprendizagem e de ampliação da compreensão que a criança tem sobre o mundo social e natural. A construção desse conhecimento também é uma das condições necessárias para que as crianças possam, aos poucos, desenvolver atitudes de respeito e preservação à vida e ao meio ambiente...”

Ver galeria de imagens