Educadores se reúnem em encontro de formação

Nos dias 17 e 18/3, professores e colaboradores do Marista Champagnat, foram convidados a participar do Retiro de Educadores, que aconteceu no Recanto Medianeira, em Veranópolis. 


Retiro de Educadores reúne professores e colaboradores

Anualmente, cada empreendimento da Rede Marista realiza um retiro de formação com seus colaboradores. Esses momentos tem por objetivo proporcionar espaços de encontro consigo, com o outro e com Deus.

Com o lema La Valla, que faz referência a casa inicial do Instituto Marista na França, os educadores do Colégio foram convidados a olhar para a dimensão mística de suas vidas. 

O encontro foi conduzido pelo Gustavo Balbinot, educador da Vida Consagrada e Laicato da Rede Marista, que propôs momentos de reflexão utilizando como simbologia os três andares da casa de La Valla. O primeiro andar representando a interioridade, o segundo a fraternidade e o terceiro, a missão.

Para vivenciar a interioridade, os educadores refletiram sobre a espiritualidade marista, que orienta o nosso jeito de educar.


Educadores vivenciam a interioridade

Para vivenciar a fraternidade, os educadores produziram coletivamente pães, dividindo-se em grupos. Cada equipe ficou responsável por um ingrediente essencial para a produção do alimento. O objetivo foi refletir sobre o pão que queremos partilhar para construir a fraternidade no Marista Champagnat.


Feitura de pão simboliza a fraternidade marista

Para vivenciar a missão, os educadores realizaram um momento individual de oração repensando seu propósito dentro do Instituto Marista. 

Sobre a formação continuada da Rede Marista
O projeto educativo, o contexto e a dinâmica organizacional de uma instituição de educação fundamentam e influenciam a atuação de seus profissionais. Apenas um processo contínuo de atualização e aperfeiçoamento do conjunto de profissionais da Rede Marista de Educação Básica permitirá a concretização e atualização da nossa missão educativa. (Projeto Educativo do Brasil Marista, pág. 99).

Comentários (0)

Entre na discussão.

captcha

Mensagens sem e-mail válido ou com expressões ofensivas serão excluídas.