Proposta Pedagógica

A educação marista está alicerçada na abordagem educativa de São Marcelino Champagnat, fundador do Instituto Marista, pautada pela formação integral, afetividade, cultura da solidariedade e da paz, pela crença de que todo sujeito tem potencial para aprender.

A metodologia implementada fomenta a expressão pessoal dos estudantes através de projetos de trabalho, os quais são um convite à ruptura com práticas escolares embasadas em uma concepção de conhecimento fragmentado. Resgata o sujeito que pensa e que sente através de um currículo integrado que se relaciona com a realidade do estudante.

O estudante, na Educação Infantil, nos Anos Iniciais, nos Anos Finais e no Ensino Médio, é visto como agente de sua aprendizagem, construtor e protagonista do seu saber, pesquisador, perseverante, criativo, crítico, autônomo, empreendedor, solidário, ético, capaz de identificar e solucionar problemas e de trabalhar em equipe. Nesse sentido, a escola representa um espaço de excelência acadêmica, mas também de construção de projeto de vida.

Nosso jeito de educar

Principais eixos norteadores do trabalho para que a criança e o adolescente desenvolva o conhecimento do mundo e formação pessoal e social:

Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental

  • Múltiplas linguagens

  • Relações socioafetivas

  • Psicomotricidade

  • Meio Ambiente

  • Conhecimento lógico-matemático

  • Expressão criadora

  • Religiosidade

Anos Finais do Ensino Fundamental 

  • Projetos diferenciados

  • Abordagem interdisciplinar

  • Utilização de múltiplas linguagens, mídias e tecnologias

  • Formação de lideranças com foco no protagonismo juvenil

  • Eventos esportivos, culturais e artísticos locais, regionais e estaduais

  • Educação Ambiental

  • Saídas a campo

Ensino Médio

  • Viagens de estudos e pesquisa

  • Projetos de Solidariedade e Voluntariado

  • Ambientes virtuais de aprendizagem

  • Orientação para construção de projeto de vida

  • Vivência da ética e dos valores humano-cristãos