Ensino Fundamental

Anos Iniciais - 1º ao 5º ano

A primeira etapa do Ensino Fundamental traz consigo uma série de novas aprendizagens e desafios,. A educação marista acompanha de perto esse processo fundamental para o fortalecimento dos vínculos em família, laços de solidariedade e do respeito mútuo.

programas e projetos de caráter multi e interdisciplinar voltados para os estudantes do Ensino Fundamental.

É nessa fase da vida escolar que o estudante amplia seus valores, compreendendo sua função enquanto cidadão responsável pelo meio em que vive. Essa aprendizagem ocorre de forma lúdica e envolvente, visando ao domínio da leitura, da escrita, da lógica, do raciocínio e da pesquisa.

 

Projetos

Acolhida de novos estudantes
O Serviço de Orientação Escolar (SOE) atua no processo de integração dos novos estudantes que ingressam no colégio. Encontros no início e no final de cada semestre do ano letivo acontecem para que o estudante possa dividir suas experiências e expectativas, e vivências sobre o ambiente educacional.

 

Ação de Graças


Celebrar a vida, a família e as graças recebidas é o objetivo da Ação de Graças, iniciativa organizado pela Pastoral Escolar do colégio. Com o intuito de agradecer os desejos alcançados e graças recebidas, são promovidos momentos de partilha junto com a família e comunidade educativa.

 

Conhecendo as Missões Jesuíticas

Durante o ano letivo, as turmas do 4º ano Ensino Fundamental estudam o estado do Rio Grande do Sul, desenvolvendo pesquisas e aprofundando o conhecimento relacionado ao tema. A visita para as ruínas das Missões é realizada, buscando tornar mais concreta a aprendizagem sobre o estado. O roteiro passa pelo Museu, catedral, praça e monumento de Sepé Tiaraju em Santo Ângelo, Santuário Caaró e ruínas de São Miguel. Após a viagem, são realizados debates e registros do aprendizado.

 

ExpoZoo


Projeto tem objetivo de estimular os estudantes a pesquisarem e dividirem as descobertas sobre "animais" com os colegas. O processo de pesquisa inicia em sala de aula e finaliza em casa, oportunizando a família integração e convívio e consiste em escolher uma espécie para o aprofundamento dos estudos e, em grupo, analisar o assunto, suas características e pontos relevantes sobre o tema. A conclusão se dá através de apresentação oral dos trabalhos para os colegas, entrega de trabalho escrito, seguindo as normas metodológicas científicas e uma mostra para todo o Colégio e comunidade educativa.

 

Encontros de Formação 
Os estudantes são convidados a participar de momentos de reflexão e formação humana e cristã. O objetivo é aprofundar assuntos como relações humanas, vivência de valores, avaliação de projetos pessoais e debates sobre temas ligados à valorização da vida e transformação social.

 

Hábitos de Estudo
Os estudantes são incentivados a descobrir o melhor modo de estudar. A iniciativa permite a fixação de conteúdos através de múltiplas linguagens. O projeto também dá dicas de como fazer resumos e mapas conceituais.

 

Laboratório de Aprendizagens
Nos Laboratórios de Aprendizagens são realizadas aulas de reforço, em que os estudantes revisam conteúdos.

 

Noite Filosófica

As turmas do 2º ano Ensino Fundamental dormem na escola depois de realizarem diversas atividades orientadas. As atividades os levam a uma prática reflexiva e interativa. Durante a noite são apresentadas aos estudantes atividades e situações que devem ser investigadas utilizando habilidades de pensamento, como raciocínio, investigação e interpretação e habilidades sociais, como empatia, descentralização e comprimento de regras. Essa atividade faz parte do processo de ensino aprendizagem, no entanto cada estudante deve se sentir seguro para dormir no Colégio, sem a companhia dos familiares.

 

Oração Comunitária
Todo mês, o colégio promove um momento de fé e religiosidade. Cada oração é trabalhado um tema específico, em que as turmas participam da elaboração e apresentação do conteúdo.

 

Passo Fundo através de fotos

No 3º ano Ensino Fundamental as turmas estudam o município de Passo Fundo. A partir daí é realizado o projeto, através da culminância dos estudos de geografia e história, valorizando a arquitetura e os pontos históricos da cidade. Os estudantes escolhem o lugar que gostariam de pesquisar, eles mesmos tiram fotos e trazem para o Colégio para concluir o trabalho. É feita uma exposição de fotos, onde os estudantes explicam oralmente o histórico do lugar e como foi feito o trabalho.

 

Projeto Literário

Estudantes são estimulados a conhecer diversos tipos de textos, como poesia, contos, lendas, mitos e fábulas. A partir dos estudos, uma nova proposta de leitura é feita a cada semana. Após a leitura e registro individual das obras lidas, o estudante apresenta aos colegas a sua apreciação.

 

Projeto Pequeno Escritor

Despertar o gosto pela leitura, incentivando a produção de diferentes gêneros textuais é o principal objetivo do projeto, que trabalha texto instrucional, poema, carta enigmática, descrição, narrativa e conto de fadas. Pensar em para quem, em que e qual o modo ou veículo de circulação é a abordagem feita na aplicação da atividade. Os estudantes fazem pesquisas, digitam e ilustram suas obras e partilham suas produções com os colegas e com a comunidade escolar.

 

Projeto de Poesia

No início do ano os estudantes entram em contato com o mundo poético e são estimulados a analisar e criar novas poesias. Durante o ano, após estudar a estrutura do texto, as crianças começam a criar suas próprias poesias com assuntos relacionados aos conteúdos estudados nas diversas disciplinas. As poesias criadas são digitadas e ilustradas pelos próprios autores nas aulas no Laboratório de Informática. No final, o projeto resulta em um livro de poesias e um sarau com as obras criadas.

 

Robótica Educacional
Robótica Educacional

Iniciativas que inserem a tecnologia no cotidiano dos estudantes, dinamizando o jeito de ensinar e aprender. O desenvolvimento do raciocínio lógico e da criatividade acontece em grupo, com a montagem de maquetes e robôs.

 

Revivendo o folclore
Resgata a cultura do Rio Grande do Sul e do Brasil de forma contextual e lúdica, valorizando as características culturais brasileiras. Tradições, lendas, mitos, contos e histórias são assuntos difundidos em sala de aula e em ações artísticas.

 

Viagens de Estudo
Os destinos escolhidos para as viagens de estudo buscam promover a interação das turmas com conteúdos didáticos. Assim, os estudantes são estimulados a descobrir e entender mais sobre assuntos que foram trabalhados em sala de aula.

 

 

Séries Finais – 6º ano a 8ª série

Novos conhecimentos e desafios cada vez mais complexos fazem parte desta fase da vida escolar. Neste período do Ensino Fundamental, o foco é o comprometimento do estudante para assumir responsabilidades, visando a sua formação em todas as dimensões.

Séries Finais

Com a compreensão do ambiente social e natural, o jovem encontra-se apto ao desenvolvimento da cidadania, com práticas que respeitam a vida em toda a sua diversidade.

 

Projetos

Apoio e assistência pedagógica no aprendizado
O colégio, por meio da Coordenação Pedagógica, dá apoio e orientação aos estudantes. Com essa mediação é aproximar a comunidade educativa através do diálogo, possibilitando um trabalho completo.

 

Avaliação Integrada (AI)

A AI é um simulado dos vestibulares que acontece trimestralmente no colégio, sempre em um sábado pela manhã. O objetivo é testar o conhecimento dos estudantes e ambienta-los para as provas dos processos seletivos.

 

Encontros de Formação


Os estudantes são convidados a participar de momentos de reflexão e formação humana e cristã. O objetivo é aprofundar assuntos como relações humanas, vivência de valores, avaliação de projetos pessoais e debates sobre temas ligados à valorização da vida e transformação social.

 

FAMA– Festival Artístico Marista


O evento busca promover o gosto pela cultura, dança e folclore. É desenvolvido na disciplina de Arte e consiste em apresentações individuais ou em grupos de danças, poesias, teatros e musicais.

 

Gincana Cultural

Realizada há mais de 14 anos, a gincana possibilita a integração das turmas, promovendo cultura, valores sociais e cidadania. A organização é do Grêmio Estudantil e movimenta as turmas de 6º ano Ensino Fundamental ao 3º ano Ensino Médio.

 

Grêmio Estudantil

Através do Grêmio Estudantil do Colégio Marista Conceição (Gensc), é trabalhado o incentivo às lideranças e vivência em equipe. O estudante é motivado a entender e participar da sociedade, exercendo e promovendo ações de cidadania.

 

Mostra Científica, Cultural e Tecnológica

O projeto trata-se da exposição de trabalhos relacionados aos conteúdos trabalhados em sala de aula, contemplando disciplinas como geografia, história, matemática, artes, ciências, biologia, química, literatura e até robótica. O objetivo da mostra é proporcionar o aprendizado integral, o complemento de assuntos teóricos a partir da prática, a integração entre os estudantes e o trabalho em equipe. Os estudantes podem escolher um tema que lhes desperte dúvida e curiosidade para pesquisar, promovendo assim o aprofundamento dos conhecimentos. As famílias são convidadas a vir até o Colégio prestigiarem o momento.

 

 

Hábitos de Estudo


Os estudantes são incentivados a descobrir o melhor modo de estudar. A iniciativa permite a fixação de conteúdos através de múltiplas linguagens. O projeto também dá dicas de como fazer resumos e mapas conceituais.

 

Liderança e cidadania
Ações que buscam trabalhar as lideranças de turma. O projeto aborda questões relacionadas à formação de um bom líder, comportamento proativo e colaborador com a turma.

 

Orientação Vocacional e Profissional
Orienta os estudantes na escolha da profissão, tirando dúvidas, dando sugestões e uma base de conhecimentos. Também proporciona momentos voltados ao mercado e suas profissões, como testes vocacionais, palestras e feiras de profissões.

 

Robótica Educacional
Iniciativas que inserem a tecnologia no cotidiano dos estudantes, dinamizando o jeito de ensinar e aprender. O desenvolvimento do raciocínio lógico e da criatividade acontece em grupo, com a montagem de maquetes e robôs.

 

Viagens de Estudo

Viagens de Estudos

Os destinos escolhidos para as viagens de estudo buscam promover a interação das turmas com conteúdos didáticos. Assim os estudantes são estimulados a descobrir e entender mais sobre assuntos que foram trabalhados em sala de aula.

 

Valorização da Vida, Sexualidade e Afetividade
Neste projeto, o Serviço de Orientação Escolar (SOE) trabalha assuntos relacionados a drogas e escolhas, dando apoio e orientação aos jovens sobre o tema. Além de abordar os cuidados consigo mesmo, também são trabalhadas questões de higiene, sexualidade e cuidados com a vida.

 

TEXTando – Simulado de Redação
Realização de simulados que testam e estimulam o domínio do estudante sobre regras e características da construção de uma redação.