Estudante do 1º ano EM é selecionado para voluntariado em Indiana

Durante janeiro e fevereiro de 2019, o estudante Vithor Cezar Dalla Vecchia Nogueira, da turma 211, embarca para Indiana, nos Estados Unidos, para um intercâmbio voluntariado. Juntamente com outros 5 intercambistas de colégios particulares e públicos do Rio Grande do Sul, o estudante representará o estado e o Brasil carregando o título de Jovem Embaixador.

Vithor é estudante do Colégio há 2 anos

Organizado pela Partners of the Americas, o Programa Jovens Embaixadores RS/IN visa auxiliar na educação e qualificação profissional dos intercambistas. O estudante frequentará diariamente uma High School (escola americana), oportunizando a promoção da aliança de pessoa-a-pessoa, num espírito de cooperação e amizade, bem como a troca de conhecimento intercultural.

Ainda, o estudante residirá com uma família estadunidense e, participará de trabalhos voluntários. Contemplando assim, um novo olhar crítico sobre o mundo e compreensões maiores que instigam habilidades de liderança.

Vithor e seus pais em uma das etapas da seleção

Para integrar o quadro de selecionados, além do inglês fluente o estudante passou por etapas que contemplam avaliações de conhecimentos gerais e de redação em língua inglesa, considerando que a seleção se assemelha a exigência das Universidade Americanas.

O estudante conta que sua participação em atividades sociais, de voluntariado e desempenho no âmbito escolar auxiliaram na sua preparação até chegar ao resultado. “Espero servir como ponte entre a cultura gaúcha e a cultura de Indiana, considerando que lá poderei apresentar um pouco do meu estado e o que há de melhor da cultura daqui. Espero abrir novos horizontes, não apenas pedagógicos mas como sociais também”, afirma Vithor.

Sobre o Partners of the Americas

O Programa de Jovens Embaixadores tem mais de 20 anos, tendo como foco proporcionar aos jovens uma experiência de imersão cultural. Anualmente, seis jovens gaúchos são escolhidos para passar 8 semanas em Indiana, estado irmão do Rio Grande do Sul, nos Estados Unidos. Os estudantes são convidados a conviverem com uma família voluntária e frequentar uma escola americana, além de contemplar a participação em trabalhos voluntários.

Observação: esta matéria foi editada em colaboração do estudante. Caso tenha informações sobre este ou outros fatos noticiosos, envie sugestão de pauta para [email protected].