Representantes do Gensc participam do Encontro de Grêmios Estudantis

Mais de 50 estudantes dos 18 colégios maristas gaúchos estiveram reunidos, na PUCRS, para o Encontro de Grêmios Estudantis 2018. O tradicional evento formativo, teve nesta edição a temática Grêmio Estudantil: espaço criativo de construção de pontes. Fizeram-se presentes representando o Gensc | Grêmio Estudantil do Colégio Marista Conceição o presidente Artur Dóro, a vice-presidente Natiele Alves, o 1º Tesoureiro Bruno Cescon Signor, acompanhados pela assessora Sabrina Garbelotto.

Representantes do Grêmio Estudantil Colégio Marista Conceição

Para o andamento do encontro os representantes foram inspirados pelos espaços de inovação do Tecnopuc, parque reconhecido nacionalmente por acolher e incubar projetos de grandes empresas de tecnologia e atuar para o desenvolvimento de startups. Nos ambientes, os estudantes foram encorajados a refletir sobre o papel dos jovens em seus contextos vivenciais, buscando por meio de dinâmicas, apresentações e oficinas, os subsídios para aperfeiçoar a atuação local dos grêmios, bem como suas competências de liderança.

A primeira atividade do dia foi marcada pelos relatos de pessoas que passaram pelos espaços de liderança marista, simbolizando a construção de pontes e a conexão de ideias. Os convidados falaram sobre suas experiências e trajetórias anteriores e responderam às perguntas e curiosidades dos participantes. Na sequência, os estudantes participaram de oficinas específicas, nas quais tiveram a oportunidade de aprofundar os temas Processos Criativos, Integração, Cooperação e Liderança. Em paralelo, os assessores educacionais que acompanham os grupos nas unidades foram convidados a uma formação sobre a atuação junto às lideranças juvenis.

Estudantes em momento de partilha de ideias

Após as oficinas, com base em Criação e Gestão de Projetos, os grêmios foram desafiados a construírem projetos de impacto às comunidades escolares de cada unidade, onde assumiram o compromisso de aperfeiçoar e aplicar os projetos no espaço escolar.