Projeto de integração é realizado pela PJM

PJM do Colégio iniciou em maio deste ano o Projeto de Integração com a comunidade São Marcelino Champagnat, no bairro Jaboticabal.

O projeto pertence ao Desafio Solidário lançado no Encontro de Assessores e Animadores 2017, onde a proposta visa celebrar o Bicentenário Marista, ocorrendo da seguinte forma: cada Unidade desafia outra a fazer gestos de solidariedade.

Inspirados pela virtude marista poder-serviço, animadores da PJM e Pastoral, optaram por cumprir o Desafio Solidário por meio da realização de uma ação fixa de longo prazo, de cunho paternalista e assistencialista.

A iniciativa tem o objetivo de favorecer ações de integração, amizade, serviço e solidariedade diretamente com os moradores da comunidade, que tem como Padroeiro o fundador do Instituto Marista. Os moradores que auxiliam nas atividades da Igreja relatam que há desafios pastorais, financeiros e de escassez de pessoas para estar a serviço. Portanto, o conselho que administra a Comunidade, acolheu com alegria e esperança a proposta de aproximação. 

AÇÕES

As atividades iniciaram em 24/6 com a participação e auxilio de animadores da PJM na celebração eucarística da Comunidade. Após a celebração foi realizado o plantio de uma Quaresmeira ao lado da Capela, marcando o início do projeto. O plantio da quaresmeira, também integra as 200 ações que mudam o mundo, do Projeto Maristas em Rede.


Participação de representantes do grupo em celebração eucarística

Outra atividade colocada em prática veio por meio da 19ª Gincana Champagnat, onde uma das equipes realizou seu projeto social, solicitado em uma das tarefas, com catequistas e catequizandos da Comunidade. Os integrantes da equipe realizaram um encontro formativo, com dinâmicas, jogos e brincadeiras, cujo tema foi a história de São Marcelino Champagnat e os 200 anos da Fundação do Instituto Marista, nesta mesma data foram doadas Bíblias e outros materiais para uso na catequese. 

O grupo acolhe os desafios da comunidade promovendo atividades artísticas com as crianças, bem como auxilio nas celebrações eucarísticas e nos grupos de catequese. Além destas, diversas outras ações estão previstas para serem realizadas junto à comunidade, como a reforma das salas de catequese que está sendo trabalhada durante o mês de agosto.  

HISTÓRICO

A Comunidade, desde a origem de sua constituição, por ocasião da efetivação do loteamento que deu origem ao Bairro Jaboticabal, sempre contou com a presença e o apoio dos Irmãos Maristas através das etapas de formação do Noviciado no Instituto Champagnat, localizado próximo da Comunidade. No entanto, o cultivo da mística, do carisma e da espiritualidade Marista por muitos anos marcou presença na comunidade.

O apoio dos Irmãos acontecia nos trabalhos pastorais, como a catequese, liturgia, grupo de jovens, visita às famílias, entre outras atividades. No aspecto financeiro, o apoio foi na construção da capela da Comunidade, a qual se constituiu como réplica da capela do vilarejo de Rosey, cidade de Marlhes, onde nasceu São Marcelino.

A Comunidade possui diversas lideranças comprometidas e atuantes com espírito serviçal, porém o contexto em que ela está inserida apresenta desafios amplos e o auxílio dos Irmãos ajudou a enfrentar melhor alguns desses desafios. Porém, o Projeto de Integração visa resgatar este contato com a Comunidade e ajuda-la em sua missão evangelizadora, com presença amiga, fraterna e solidária.

Comentários (0)

Entre na discussão.

captcha

Mensagens sem e-mail válido ou com expressões ofensivas serão excluídas.