Educação financeira é vivenciada pelo 4º ano EF

Através da montagem fictícia de um mercadinho e de um leilão, as turmas de 4º ano do Colégio, aprenderam sobre os elementos que integram o sistema monetário brasileiro. Dinheiro, moedas, talão de cheque e recibos (tudo de mentirinha, foram utilizados para ensinar as crianças, que têm entre 9 e 11 anos, a entenderem sobre a troca de dinheiro (real e centavos), uso de recibo, estrutura do cheque e sua função, ordem de grandeza e comparação de numerais.

Para tornar mais real, as crianças trouxeram de casa embalagens vazias de produtos que existem em mercados, e, para vivenciarem a experiência, os estudantes atuaram como atendentes de caixas ou clientes, utilizando cálculo mental, escrito e por aproximação, para calcularem o total do valor de compras e de troco. “Nesta experiência houve interação entre as operações matemáticas e o sistema monetário junto a uma prática significativa no cotidiano das famílias, que é fazer compras e lidar com o dinheiro, ” ressalta a professora Fabrícia Wurdig da Silva.

Compreenderam a importância de um sistema monetário na sociedade

Além de aprenderem sobre o uso de dinheiro e sua evolução histórica, a educadora Mariana de Paula explica que a proposta do trabalho surgiu da necessidade de ampliar as aprendizagens relacionadas às práticas de compras a realidade financeira das famílias. “As crianças aprofundaram seus conhecimentos sobre a origem do dinheiro pois iniciamos nosso estudo aprendendo sobre a prática do escambo (troca de mercadorias sem uso de moeda) e evoluímos historicamente até o cartão como forma de pagamento. Descobrimos também que, na turma 142, por exemplo, o cartão de crédito e débito é a forma mais utilizada de pagamento pelas famílias, por conta da segurança e praticidade, ” declara.

Marcelo

O melhor investimento é a educação financeira! (omitida por governos e bancos). Mas, felizmente existe uma empresa com o objetivo de popularizar a fonte de investimentos dos bancos e ainda te dá lucro enquanto aprende. Veja como em: http://iml.mfassociados.com

Colégio Marista Conceição

Boa tarde, Marcelo. Obrigado por entrar em contato conosco e compartilhar tuas considerações.

Marlúbia

Parabéns à equipe de professores e coordenações por todo esse cuidado em bem educar. Aprender junto aos colegas sobre, as questões pertinentes as escolhas da vida (por vezes também as financeiras), fora da sala de aula tradicional é um dos objetivos que, desde há muitos anos, todos nós, educadores devemos estar atentos. E, ver estes jovens estudantes entusiasmados com as atividades é para todos nós um momento de alegria. Junto a estas educadoras e a esta escola nos aliamos nesta jornada para que atividades assim sejam, cada vez mais, divulgadas. Novamente parabenizo a todos! Profª Msc. Marlúbia de Paula

Colégio Marista Conceição

Bom dia, Marlúbia. Obrigada por entrar em contato conosco e compartilhar tuas considerações.