Mostra Cultural, Científica e Tecnológica é lançada aos estudantes

Na segunda-feira, 20 de março, as turmas do 6º ano EF ao 3º ano EM conheceram os detalhes da Mostra Cultural, Científica e Tecnológica de 2017, um dos projetos mais importantes do Colégio, que desenvolve a pesquisa e a iniciação científica com cerca de 300 estudantes.

Anos Finais e Ensino Médio acompanharam as orientações

A coordenadora pedagógica, Magali Covatti, explica que a partir da reformação do projeto, que aconteceu em 2015, a investigação científica começou a ser utilizada como instrumento de aprendizado, "Nosso objetivo é formar estudantes críticos, capazes de identificar e resolver problemas utilizando metodologia científica", contempla.

Cada grupo, composto por até 4 estudantes, recebe o apoio de um educador, que acompanha e dá sugestões, levando o grupo à reflexão durante todo o processo de pesquisa.

Cronograma 2017

• 20/3 | Lançamento, segunda-feira, no Salão de Atos;
  • 22 a 31/3 | Inscriçõe online pelo Marista Virtual/Ambiente de aprendizagem moodle. Após a inscrição o grupo deve retirar, no Serviço de Coordenação Pedagógica, o roteiro orientado;
  • Até 4/4 | Entrega do roteiro orientado da pesquisa, no Serviço de Coordenação Pedagógica;
  • 7/4 Anos Finais | Comunicação à turma do nome do(a) educador(a) apoiador(a);
  • 8/4 EM | As turmas de EM, terão autonomia na escolha do educador(a) apoiador(a). Lembrando que cada educador não poderá aceitar mais que 5 grupos para atendimento;
  • 24/6 sábado | Orientações para o trabalho de pesquisa e apresentação, a partir das 10h30min;
  • 26 a 30/06 | 1ª banca avaliativa;
  • 18/9 pela manhã | Entrega do Trabalho Científico de Pesquisa impresso, no Serviço de Coordenação Pedagógica, pelo estudante coordenador do trabalho;
  • 30/9 | Mostra Cultural, Científica e Tecnológica às 8h | montagem; 9h às 11h | 2ª banca avaliativa.

Eixos Temáticos Anos Finais

Os estudantes do 6º ao 9º ano EF devem escolher seu assunto dentro de um dos eixos temáticos citados abaixo, este orientará o planejamento do trabalho, funcionando como um suporte ou guia. Definir o eixo temático significa limitar o conteúdo abrangido pelo assunto principal, não dando espaço para a digressão, ou seja, para a divagação para outros temas secundários.

• Adolescência;
  • Consumo;
  • Diversidade;
  • Energias;
  • Ética;
  • Estética;
  • Movimentos sociais;
  • Qualidade de vida;
  • Relações afetivas;
  • Sustentabilidade;
  • Saúde;
  • Tecnologias.

Eixos Temáticos Ensino Médio

Já os estudantes do EM têm autonomia para a escolha do eixo temático e do desdobramento do assunto a ser pesquisado;

Lembramos que a mostra é uma atividade obrigatória para todos os estudantes dos Anos Finais e Ensino Médio.