Coordenadores aprofundam planejamento educacional em encontro

Diante de uma educação em constante transformação e com novos desafios diários influenciando o jeito de educar, cerca de 130 profissionais dos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista pararam para um momento de reflexão, alinhamento e planejamento nesta semana. Entre os dias 27 e 29/6, os gestores das áreas Pedagógica, Orientação Educacional e Pastoral Escolar estiveram reunidos para o Encontro de Coordenadores, realizado no Recanto Marista Medianeira, em Veranópolis.


Cerca de 130 coordenadores participaram do encontro

Durante a programação, o grupo esteve unido em pautas relevantes comuns a todas as áreas e se dividiu nos momentos de aprofundamento de assuntos específicos. Já no primeiro dia, pela manhã, uma atividade especial marcou o lançamento das Diretrizes da Educação Inclusiva na Educação Básica da Rede Marista aos participantes, que puderam conhecer e dialogar sobre o documento norteador que busca trazer cada vez mais equidade e inovação pedagógica para a atuação diária no espaço escolar. As atividades específicas seguiram à tarde, quando as equipes atuaram sobre os temas inerentes as suas expertises.


Grupos se reuniram para debater especificidades das áreas

A manhã de quinta-feira, 28/6, seguiu com o planejamento específico das áreas, que trataram de temas como atendimento educacional especializado, o processo de transição entre níveis de ensino, a importância da construção dos espaços educadores adequados, a influência das tecnologias educacionais no processo de aprendizagem, novos caminhos para o Ensino Médio, entre outros.

A tarde reservou mais um momento de construção e alinhamento coletivo, contando com o envolvimento de todo o grupo para diálogos e trabalhos acerca das novas configurações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Após uma palestra com Roberto Rafael Dias da Silva, doutor e mestre em Educação pela Unisinos, que falou sobre as características do novo currículo e a possibilidade de mudança nas práticas pedagógicas por nível de ensino a partir da nova estrutura, foi a vez dos participantes se voltarem para uma análise das competências da BNCC, construindo estratégias de implementação para sub-dimensões que integram aspectos como responsabilidade e cidadania, cultura digital, pensamento científico, crítico e criativo, entre outros. As atividades foram encerradas à noite com um Sarau Literário, organizado pela Editora FTD, e um momento de confraternização.


Competências da BNCC foram pauta de trabalho no segundo dia

O último turno de trabalho, reservado para a manhã desta sexta-feira, 29/6, foi dedicado ao olhar estratégico. Coube ao superintendente dos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista, Rogério Anele, a apresentação da caminhada de sete anos do Planejamento Estratégico, que envolve diretamente as unidades em projetos de aperfeiçoamento técnico-tático até o encerramento do ciclo atual, em 2022. Na sequência, a equipe de Comunicação e Marketing dos Colégios e Unidades Sociais trouxe aos coordenadores o alinhamento visual por nível de ensino, que passa a pautar o fazer diário das unidades. A última atividade do evento convidou os participantes a imergir sobre seus projetos de vida e percursos individuais, consolidando as etapas de formação propostas para o encontro.


Superintendente apresentou a caminhada do Planejamento Estratégico