Coordenadores de Turno realizam imersão formativa

Os profissionais dos Colégios e Unidades Sociais maristas que atuam nas Coordenações de Turno, responsáveis pelo acompanhamento e controle das atividades escolares, estiveram reunidos na última semana para um momento de formação focado no desenvolvimento da área. O encontro reuniu 32 profissionais locais para uma jornada de dois dias na Casa Marista da Juventude (Caju), em Porto Alegre.

Profissionais da área se reuniram para dois dias de formação

Durante a programação, os participantes foram instigados a trabalhar e debater temas essenciais ao cotidiano da área, bem como a refletir sobre assuntos importantes que permeiam não só a atuação local, mas o Brasil Marista. Na pauta, Direitos Humanos de crianças, adolescentes e jovens e Direitos e deveres à luz do Estatuto da Criança e do Adolescente. Ainda no primeiro dia foi realizada uma imersão sobre os processos e práticas do Serviço de Coordenação de Turno, que teve como foco três eixos: registro e significação e ocorrências, elaboração de calendário docente e atendimento médico de urgência.

A segunda parte da formação procurou abordar a oportunidade de resolução de conflitos. Nesse contexto, a educadora Ângela Martins Rorato, do Tribunal de Justiça/RS, palestrou sobre Práticas restaurativas e cultura de paz no ambiente escolar. O assunto foi levado adiante no momento de compartilhamento do escopo atual do Maristão – Esporte e Integração e dosJogos Sociais Maristas, principais eventos esportivos da Rede Marista e que anualmente envolvem mais de 4,5 mil estudantes.

A última atividade do evento abordou as Práticas pedagógicas e os direitos fundamentais dos estudantes e foi conduzida a partir de estudos de casos pelos participantes do encontro.