Coordenadores maristas participam de encontro de formação

Após três dias repletos de reflexão, significados e troca de experiências, chegou ao fim, nesta sexta-feira, 25/8, o Encontro de Coordenadores dos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista. Realizado no Recanto Marista Medianeira, em Veranópolis, o evento contou com a participação de mais de 130 profissionais de diversas áreas, tais como: Coordenação Pedagógica, Coordenação de Pastoral, Coordenação de Turno e Orientação Educacional.


A formação ocorreu no Recanto Marista Medianeira, em Veranópolis

Durante a capacitação, os gestores participaram de atividades e vivências voltadas para a implementação das Diretrizes da Educação Infantil e da Reestruturação Curricular, considerando a dimensão conceitual, metodológica e experiencial, construindo reflexões sobre os processos pedagógico-pastorais, rotinas e atribuições de cada área. O conteúdo trabalhado foi conduzido, sobretudo, pelas gerências Educacional e Social dos Colégios e Unidades Sociais.


Os coordenadores tiveram momentos de reflexões e informação

O primeiro dia da programação foi marcado pela exposição dos resultados e perspectivas do Planejamento Estratégico do empreendimento, apresentados pelo superintendente dos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista, Rogério Anele. Ainda foram propostas e discutidas questões relacionadas à Reestruturação Curricular, Diretrizes da Educação Infantil e Inclusão. À tarde, no painel Gestão Curricular Marista, os assuntos englobaram formação continuada, currículo, formação integral, aprendizagem, inclusão e motivação discente.

Na quinta-feira foi a vez dos gestores voltarem-se para a Base Nacional Comum Curricular, a partir de um diálogo que abordou também as Matrizes e Diretrizes Curriculares da atuação marista no Brasil, e também discutirem sobre competências pedagógicas, tecnológicas e de conteúdo sob o ponto de vista docência. Em um segundo momento, os participantes se dividiram em grupos para acompanhar oficinas específicas sobre Jogos na Educação, Design Thinking, Robótica, entre outros.


Oficinas e dinâmicas em grupo também marcaram o evento

Já nesta sexta-feira, além da apresentação voltada para Gestão de Pastoral, alguns temas foram trabalhados novamente, por meio de olhares de diferentes áreas e níveis de ensino, sempre com o acompanhamento de especialistas de cada segmento. 

Confira o vídeo: