20 anos de história - 1997/2017

"Transformar o mundo por meio da educação de jovens e adultos é o que nos move há duas décadas. Saber que estamos no caminho certo é o que nos motiva a continuar evoluindo"

Depois de 19 anos e meio de atuação na Vila Iguaçu, no bairro Canudos em Novo Hamburgo, os Irmãos Maristas iniciaram um novo marco na sua história na cidade. Em 11 de agosto de 1997 iniciaram as aulas do Supletivo Champagnat, localizado no prédio do Colégio Marista Pio XII (em funcionamento desde 1962), e que atualmente abriga os dois colégios: Marista São Marcelino Champagnat e  Marista Pio XII.

Uma das primeiras turmas do antigo Supletivo Champagnat

Com ensino totalmente gratuito, como permanece até os dias de hoje, o supletivo atendia jovens e adultos carentes da Vila Iguaçu, que participavam de alguma atividade pastoral na comunidade.

Inicialmente, os 89 estudantes foram divididos em quatro turmas: uma de 3ª e 4ª série, duas de 5ª e 6ª séries e uma de 7ª série. O diretor da época foi o Irmão Lédio de Jesus Matias e o vice-diretor, o Irmão Solimar Amaro.

No primeiro ano de atividade, o antigo Supletivo Champagnat atendia 89 alunos

Hoje, o Colégio Marista São Marcelino Champagnat atende cerca 650 alunos em turmas de Ensino Fundamental e Ensino Médio. Em 20 anos de ensino, mais de 2,3 mil alunos conquistaram o seu diploma e outros 7,8 mil frequentaram o ambiente escolar marista.

Estudantes do Colégio Marista São Marcelino Champagnat em 2017

Educadores do Colégio Marista São Marcelino Champagnat

Confira as atividades comemorativas já realizadas: