Encontro dos Grêmios Estudantis do RS

Como já é tradição todos os anos, nos dias 31 de maio e 1º de junho os Grêmios Estudantis Maristas da Província Marista do Rio Grande do Sul estiveram reunidos em um grande encontro. Na primeira etapa, o grupo reuniu-se na Casa Marista da Juventude (Caju). Entre os assuntos, os integrantes debateram o papel da liderança estudantil Marista e participaram de palestras, celebrações religiosas e momentos de lazer. Alem disso, puderam relatar experiências, apresentar seus perfis e projetos para o futuro.

No sábado, o Instituto Marista Graças foi o destino do grupo para a segunda etapa do encontro. O dia de atividades foi preparado pelas equipes da Comissão de Educação (Coeduc) e pela Assessoria de Pastoral (Asdepas), juntamente com os educadores do Instituto.

Alunos e educadores usufruíram de todo o espaço da escola para momentos de diversão e emoção. Destaque para a visita aos Irmãos idosos da Casa São José. Recepcionados pelo enfermeiro-chefe, Irmão Solano de Lima, os estudantes conheceram todos os ambientes do local que abriga atualmente 13 Irmãos Maristas que necessitam de repouso ou tratamento médico.

Durante a visita, em um gesto de carinho com os Irmãos idosos e ao ritmo de “Eu e você/ Somos Maristas para o que der e vier/ Somos artistas de um mundo em construção...”, os alunos agradeceram ao Irmão Heitor Pedro Scomazzon, representando os demais no momento, pela dedicação de uma vida voltada à educação Marista.

Os integrantes dos Grêmios também conheceram o Memorial Champagnat. O Irmão Nadir Bonini apresentou aos jovens a história da educação Marista no Brasil e no mundo. Os visitantes conheceram a história do fundador São Marcelino Champagnat, além de apreciar o resgate histórico através de objetos antigos, fotografias, livros, jornais e revistas.

Ainda pela manhã os jovens realizaram atividades ecológicas como trilhas por dentro da mata e passeios de carroção, o que proporcionou o contato direto com a natureza e muita diversão. Após o almoço os alunos se dividiram em grupos para uma reflexão sobre o encontro e como aplicar os ensinamentos na sua vida escolar.

Fagner Braga Goulart

Gostaria de convidar todos os Grêmios estudantis, a participar do nosso 1° Encontro dos grêmios estudantis do nosso município de Imbé RS! O que vocês acham? O encontro servirá para abranger todos tipos de assuntos, contamos com a presença de vocês.

Fagner Braga Goulart

O encontro será dias 13-14-e15 de outubro 2017 Parque de Rodeio de Imbé.